PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A MATEMÁTICA

ZAIRA MARIA DO NASCIMENTO SALES GUERREIRO

Resumo


A pesquisa parte da premissa de que a docência deve refletir constantemente sobre a construção de ações que favoreçam a aprendizagem buscando estratégias que integrem diferentes campos do conhecimento de forma participativa e inovadora. O objetivo deste estudo é a aplicação de práticas educativas que possam construir pontes entre as Ciências da Natureza e a Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar participativa e inovadora. O referencial teórico do estudo aborda a importância da interdisciplinaridade no ensino, a utilização de metodologias ativas e a aplicação de conceitos matemáticos e científicos em situações concretas do cotidiano escolar. Foram explorados conceitos relacionados à Matemática, tais como contagem, medidas e formas geométricas, além de temas ambientais como reciclagem e a preservação ambiental de forma geral. No aspecto metodológico, a pesquisa foi realizada com estudantes do segundo ano do ensino fundamental de uma escola em Fortaleza, Ceará com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Durante o processo, os estudantes recolheram materiais recicláveis em suas casas, tais como garrafas PET, caixas e tampinhas e, com a orientação docente construíram brinquedos que foram posteriormente comercializados em uma feira na escola. Essa atividade proporcionou diversas situações de aprendizagem nas quais foram explorados conceitos matemáticos e científicos. Os instrumentos de coleta de dados incluíram pesquisa bibliográfica, anotações no diário de campo, exposição dialogada das bases conceituais aos estudantes e aplicação de questionários. As etapas da pesquisa englobaram discussões iniciais, roda de conversa, coleta de materiais e construção dos brinquedos; culminando com a exposição final dos produtos construídos. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e das ferramentas da Estatística Descritiva, permitindo uma compreensão ampla dos resultados. Os resultados indicaram que as atividades promoveram um domínio mais profundo das potencialidades da Matemática e das Ciências da Natureza no cotidiano dos estudantes, além de sensibilizá-los para a importância de práticas sustentáveis. Os questionários aplicados após a conclusão das atividades demonstraram um aumento significativo no aprendizado e no envolvimento dos estudantes. Isso evidencia que o uso de metodologias ativas e de recursos concretos favorece a construção de saberes matemáticos e científicos de maneira integrada, proporcionando uma aprendizagem mais profunda e aproximando os estudantes dos objetos do conhecimento fundamentais para a vida atual. Ao final, a exposição dos brinquedos construídos exemplificou como a integração de disciplinas pode tornar o aprendizado mais significativo e envolvente.

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