O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

LUCIMARA AFONSO CASTILHO

Resumo


Esta pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Médio e docentes da área Ciências da Natureza de uma escola estadual do município de Rondonópolis-MT, tendo como objetos de estudo o ensino de Ciências por investigação e a educação ambiental crítica. O objetivo central foi compreender as possibilidades e os desafios em promover a construção de conhecimentos relacionados ao bioma Cerrado, na perspectiva da educação ambiental crítica, por meio de uma sequência investigativa. O ensino de Ciências no Brasil, acompanhando as transformações sociais, vem sendo pautado por diferentes abordagens, como a formação de cientistas e a formação técnica para o trabalho. A partir da redemocratização, na década de 1980, assimilando as correntes construtivistas e críticas, surgiram tendências como o ensino de Ciências por investigação com compromisso científico e social. Já a educação ambiental crítica propõe-se à construção de conhecimentos alicerçados em uma leitura problematizadora do mundo, com vistas à sua transformação, buscando articular teoria e prática no sentido da superação das desigualdades sociais e ambientais. O método adotado na pesquisa pautou-se por uma dimensão teórica, circunscrita na abordagem qualitativa. E em uma dimensão instrumental, baseada na pesquisa participativa que se fundamenta nos conceitos de democracia, humanidade e horizontalidade. As técnicas utilizadas para a construção dos dados com os estudantes foram: as entrevistas semiestruturadas e o desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativo (SEI) com o tema bioma Cerrado. Com docentes da área Ciências da Natureza foram aplicados questionários com questões objetivas e subjetivas. Os pressupostos teóricos foram estruturados a partir da análise de documentos educacionais oficiais e da revisão de literatura, cujos trabalhos científicos selecionados contribuíram para a escolha dos aportes teóricos. A pesquisa empírica com estudantes revelou que a tendência do ensino de Ciências por investigação, aplicada por meio da SEI, é um instrumento potente na construção de conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades. Após participarem da SEI, os estudantes apresentaram apropriação de conhecimentos básicos sobre o bioma Cerrado, como suas características gerais, distribuição geográfica e espécies nativas. Também construíram conhecimentos científicos e críticos relacionados às denominações floresta invertida e berço das águas, além de apresentarem argumentos consistentes sobre as causas dos impactos ambientais, a importância e as possibilidades de conservação do bioma. A intervenção didática da SEI também favoreceu o desenvolvimento de habilidades como curiosidade, criatividade, autonomia, criticidade e participação democrática. Nesse sentido, compreende-se que as sequências investigativas favorecem a alfabetização científica, ao propiciarem condições para que os estudantes formulem questões-problema, elaborem hipóteses, analisem dados, produzam conclusões e, dessa forma, construam conhecimentos científicos sobre temas diversos. Quanto à pesquisa com os docentes, foram apontadas como possibilidades do ensino por investigação o trabalho com projetos e a promoção da alfabetização científica. Os principais desafios do trabalho com metodologias investigativas envolvem a falta de formação específica, a precarização das condições de trabalho e a desvalorização da carreira docente.

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