EDUCAÇÃO PELA PESQUISA E ENSINO DE ESTATÍSTICA: EXPLORANDO INDICADORES SOCIAIS E AMBIENTAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este estudo apresenta uma investigação, desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental, que articula a Estatística e a Educação pela Pesquisa na análise de indicadores sociais e ambientais. A relevância do tema está na importância dos indicadores para a tomada de decisões em diversos âmbitos da sociedade, especialmente no contexto das desigualdades sociais. A pesquisa envolveu alunos do nono ano de uma escola municipal de Canoas, e a coleta de dados foi feita mensalmente, de janeiro a dezembro de 2022. Para isso, foram organizados grupos e desenvolvidas atividades pedagógicas, e os alunos realizaram pesquisas no laboratório de matemática, com o uso de Chromebooks. Foram coletados dados sobre os indicadores: Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Coeficiente de Gini e de saneamento Básico sobre diferentes estados brasileiros. Os resultados foram apresentados e, PowerPoint ou em cartazes, e as atividades foram seguidas de discussões reflexivas. Utilizou-se a metodologia de Pesquisa com Métodos Mistos, integrando abordagens quantitativas e qualitativas. Foram também utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, sendo as respostas analisadas com o uso de estatística descritiva e inferencial. Para a análise quantitativa, foram aplicados os testes de Wilcoxon, Mann-Whitney U e o teste t, conforme a distribuição dos dados, com verificação da normalidade pelo teste de Shapiro-Wilk. A análise de cluster foi aplicada para agrupar a percepção dos alunos em padrões de resposta relacionadas aos indicadores sociais e ambientais, e a análise qualitativa foi conduzida por meio da análise de conteúdo, as variáveis contínuas foram expressas em médias e desvios padrão, e as variáveis categóricas por frequência. Os resultados indicaram um aumento na precisão das percepções dos alunos após a intervenção e evidenciaram melhorias significativas nas suas percepções após as atividades. O percentual de acertos, na identificação da faixa de renda domiciliar, aumentou de 32,4% para 64,7% (p = 0,01). Em relação ao IDH, a percepção média ajustou de 0,58 para 0,70, aproximando-se do valor real. No caso do abastecimento de água, houve um aumento de 63,64% para 89,83% (p = 0,01), enquanto a percepção sobre o tratamento de esgoto apresentou uma leve variação, de 59,15% para 56,13% (p = 0,06). A análise de cluster revelou percepções mais alinhadas às realidades regionais, corrigindo misturas iniciais entre estados. Os alunos destacaram como pontos positivos o aumento no entendimento dos indicadores e a aplicação prática de conceitos estatísticos, que evidenciam a importância de metodologias ativas como a educação pela pesquisa, que melhora a compreensão dos estudantes sobre indicadores sociais e ambientais e desenvolve habilidades críticas e analíticas. A colaboração em grupo e a apresentação final incentivaram a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento, comprovando a eficácia dessa metodologia no desenvolvimento de competências críticas e de consciência cidadã. A educação pela pesquisa pode formar jovens engajados na construção de uma sociedade sustentável.
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