AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE COMO É ORIENTADA, PERCEBIDA E CONDUZIDA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS

JOICE CONCEIÇÃO DA SILVA

Resumo


A presente pesquisa, com foco na avaliação em Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, partiu do seguinte questionamento: Como o processo de avaliação da aprendizagem em Matemática é orientado, percebido e conduzido nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), no Município de Canoas/RS considerando tanto a perspectiva institucional como a visão que os professores têm desse processo? Na busca de respostas a essa questão, a investigação teve por objetivo investigar como é orientado, percebido e conduzido o processo avaliativo em Matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental, em Escolas Municipais de Canoas/RS, considerando uma análise documental e as manifestações de um grupo de professores da disciplina que atuam na rede. Buscando responder ao problema que orientou a investigação, procedeu-se a busca por referências que fundamentassem teoricamente tanto a avaliação da aprendizagem como a avaliação em Matemática, o que foi possível a partir de uma busca por pesquisas na área como também a autores já reconhecidos quanto ao tema avaliação. A investigação foi orientada seguindo uma metodologia que buscou articular elementos de pesquisas qualitativas e quantitativas e desenvolvida considerando uma análise documental e a aplicação de um questionário junto a um grupo de 27 professores em atuação na disciplina de Matemática no Município. A análise documental foi realizada considerando documentos tomados de um conjunto de escolas do Município, a saber: Plano Político Pedagógico e Regimento Escolar, bem como, Projeto Alternativo, Marcos de Aprendizagem, Referencial Curricular de Canoas e a Base Nacional Comum Curricular, que orientam o processo educativo e a avaliação, no Município, com suas edições entre os anos de 2019 e 2022. A análise produzida nos documentos evidenciou que as orientações sobre avaliação são de caráter geral, referente ao processo avaliativo como um todo, e não especificas por disciplinas. Ainda, emerge dos documentos o entendimento que o processo avaliativo deve se organizar considerando uma avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Particularmente, no período pandêmico, a avaliação diagnóstica ganhou protagonismo. Alinhado com o que apontam os documentos, as manifestações dos professores também apontam para uma avaliação diagnóstica, formativa e somativa, como a avaliação que é preconizada e realizada. Se destaca, porém, que em relação aos instrumentos de avaliação, o discurso dos professores aponta, prioritariamente, para a utilização de provas e testes, considerando que têm autonomia em organizá-los e encaixá-los em seu processo de ensino e aprendizagem. Por fim, se destaca a preocupação dos professores participantes da pesquisa com seu desenvolvimento profissional e das equipes gestoras (Secretaria de Educação e direções de Escolas) em possibilitar aos professores acesso a documentos e discussões sobre o processo avaliativo.

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