POTENCIALIDADES E DESAFIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM APLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO STEM POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

EDNEA BRITO DA SILVA

Resumo


A pesquisa teve por objetivo investigar uma Sequência Didática com tecnologias, em uma abordagem STEM, para a aprendizagem das Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo (RTTR) e identificar as influências das atividades propostas no que diz respeito ao interesse dos alunos do Ensino Médio por algumas das áreas STEM. A metodologia foi de cunho qualitativo, por meio da utilização de questionários semiestruturados, fotos, filmagens e um diário de pesquisa no qual foram registradas as observações do pesquisador. O estudo foi realizado em uma escola estadual de Manaus, com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, na qual foram aplicadas as atividades no transcorrer do ano letivo, contando com a participação voluntária de 13 alunos. Desse modo, definiu-se como situação-problema a manipulação de braços robóticos reais e virtuais, sendo necessários os conhecimentos referentes às RTTR. Em relação à aprendizagem das RTTR, percebeu-se que as atividades atuaram positivamente na compreensão dos conceitos que foram aplicados na manipulação dos braços robóticos virtuais. Verificou-se que o uso dos braços robóticos reais funcionou como um eficiente agente motivador para a realização das atividades, bem como despertou o interesse pela robótica e pelos conhecimentos matemáticos envolvidos, podendo ser considerado um movimento inicial na mudança das preferências pelas áreas STEM, sendo necessárias ações contínuas de todas as disciplinas das exatas para uma efetiva mudança do pensar sobre as carreiras STEM.

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