QUÍMICA DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERGIPE: QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES

ALBERICO LINCOLN SILVA SANTANA

Resumo


A contextualização, a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e as questões ambientais são aspectos de elevada relevância nos processos de ensino e aprendizagem de Química, devendo ser temáticas de grande preocupação para os professores da área. Diante de tais premissas, a presente tese teve como objetivo investigar como alunos e professores do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Química do Instituto Federal de Sergipe percebem tais aspectos no âmbito educacional da instituição, assim como verificar como está a presença de tais constituintes nos documentos educacionais e nos livros didáticos. Para tanto, optou-se por uma pesquisa baseada em estudo de caso desenvolvida por meio de múltiplas formas de coleta de dados, incluindo, a análise documental do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e do Projeto Político Pedagógico de Curso (PPPC), a realização de grupo focal com os docentes do curso, a aplicação de questionários a docentes e discentes, além da observação e registro em diário de campo do acompanhamento de dois semestres de aulas da disciplina Química II. Os dados qualitativos foram analisados com a Análise de Discurso e Análise de Conteúdo, e os dados quantitativos com a Estatística Descritiva. Como principais resultados obteve-se que o PPPI e o PPPC contemplam a contextualização, assim como os professores adotam a contextualização e as questões socioambientais para aproximar os assuntos do cotidiano dos estudantes. Verificou-se, ainda, que os livros didáticos contribuem com experimentos e exercícios para trabalhar as questões ambientais, embora haja reduzida ênfase na formação cidadã, havendo reduzida inovação nas atividades. No olhar dos estudantes, a aproximação das temáticas com o cotidiano é válida e tem contribuído para o processo de aprendizagem. Da mesma forma, a afetividade com o professor e o diálogo contribuem para a maior participação dos discentes na aprendizagem. Foi percebida a variação nas metodologias visando a contextualização das temáticas abordadas, assim como nas questões socioambientais, aproximando as temáticas trabalhadas com o cotidiano e facilitando a aprendizagem de assuntos de difícil compreensão, embora a formação crítico-reflexiva possa ainda melhorar. Foi percebida, ainda, uma preocupação por parte dos professores em facilitar o entendimento dos conceitos, embora haja a necessidade de um maior aprofundamento nas reflexões sobre as questões sociais envolvendo a Química.

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