IMPACTOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JAGUARIAÍVA-PR

HELCIO SOARES PADILHA JUNIOR

Resumo


Esta pesquisa acadêmica foi realizada com o objetivo de investigar os impactos didáticos-metodológicos de uma formação continuada para a área de Matemática, realizada em 2019, na prática docente do município de Jaguariaíva nos anos de 2019 a 2021. Além disso, a pesquisa também analisou como esse conhecimento foi utilizado durante a pandemia da Covid-19, verificando se os professores usaram o conhecimento adquirido para adotar práticas de ensino durante o período de aulas remotas em 2020 e 2021. A pergunta central da pesquisa foi: "Quais são os impactos didáticos-metodológicos da formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (área Matemática), nos quesitos de prática docente, metodologia de ensino e formas de avaliação, realizada no ano de 2019, na Rede Municipal de Educação de Jaguariaíva-PR?". Para responder a essa pergunta, a pesquisa estabeleceu objetivos gerais e específicos, investigar a formação continuada para a área de Matemática na prática docente do município de Jaguariaíva nos anos de 2019, 2020 e 2021, investigar de que forma os conhecimentos adquiridos na formação continuada foram utilizados pelos professores na adoção de práticas de ensino no período da investigação e Avaliar a robustez da formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na área de Matemática, considerando os períodos de pré-pandemia e de pós-pandemia. A pesquisa utilizou metodologia qualitativa, por meio de questionários, relatórios, depoimentos, planos de aula e observação da prática docente antes, durante e depois do processo de formação. Os resultados da pesquisa mostraram que a formação continuada de professores é uma ferramenta essencial para melhorar as práticas de ensino, metodologia de ensino e métodos de avaliação na área de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, a adoção de práticas de ensino baseadas em aprendizagem significativa da Matemática contribuiu para expandir os resultados qualitativos da aprendizagem dos estudantes. Por fim, a pesquisa enfatiza a necessidade de programas de formação que considerem as especificidades de cada etapa da educação básica, teorias de aprendizagem e condições de trabalho dos professores, fundamentado teoricamente em autores como Gatti, Tardif, Imbernón, D’Ambrósio e Libâneo. Os achados desta pesquisa podem ser utilizados como referência para Redes Municipais de Educação interessadas em implementar políticas de formação continuada de professores.

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