FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO PROGRAMA APRENDE MAIS: REFLEXÕES DE GESTORAS E DOCENTES DE MATEMÁTICA

LETÍCIA GRIGOLETTO DOS SANTOS

Resumo


Este trabalho objetiva analisar em que aspectos a formação continuada de professores, proporcionada pelo Programa de Recuperação e Aceleração de Aprendizagens denominado Aprende Mais, impactou a práxis de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, durante o período da pandemia de Coronavírus nos anos de 2021 e 2022. Intenciona-se verificar como os professores de Matemática perceberam o processo de formação e investigar se tal formação teve impacto em sua práxis pedagógica, mitigando, dessa forma, os impactos educacionais impostos pela suspensão das aulas presenciais e pelo ensino híbrido ao longo desse período. Essas considerações motivaram o desenvolvimento de uma pesquisa descritiva interpretativa com viés qualitativo e quantitativo por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a gestoras da Secretaria de Estado da Educação e um questionário, com perguntas abertas e fechadas, destinadas a professores de Matemática das 30 coordenadorias da rede estadual de educação. Dentre os resultados obtidos destacam-se o impacto positivo considerado pelos profissionais da educação a partir da formação continuada proporcionada pelo programa. Estes evidenciaram que, apesar de enfrentarem inúmeros desafios no exercício da profissão docente, envolveram-se ativamente nas atividades formativas, na utilização das estratégias e metodologias propostas e se inspiraram com a troca de experiências, realizando uma análise crítica de sua atuação profissional e reconhecendo a relevância do processo formativo, sobretudo no contexto pandêmico e pós-pandêmico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.