FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA: A PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A BNCC

SHEILA GILSIANE MÜHL

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a Formação Continuada de professores dos Anos Iniciais em Matemática com relação às propostas apresentadas no documento norteador da educação brasileira, denominado Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo investigou como uma Formação Continuada para professores dos Anos Iniciais pode contribuir para o desenvolvimento de práticas metodológicas que possam potencializar o processo de ensino dos objetos de conhecimento relacionados à área de Matemática, presentes na BNCC. Entende-se que a Formação Continuada é uma forma qualificada de intervenção na educação, pois permite atender as necessidades dos professores e das escolas, assim como possibilita a reflexão da prática docente para o aperfeiçoamento do trabalho do professor. Logo, buscou-se responder à seguinte questão: Como uma Formação Continuada em Matemática para professores dos Anos Iniciais de Bom Retiro do Sul pode contribuir para a reflexão da prática docente, considerando a Base Nacional Comum Curricular? Dessa forma, a fundamentação teórica tomou como subsídio as discussões sobre a Formação Continuada de Professores e a Prática Docente, aspectos da caminhada histórica da formação de professores e seu enredo na atualidade, a base de conhecimento docente e a prática docente. Para a investigação a metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumentos para coleta de dados questionários, entrevista semiestruturada e o plano de unidade das professoras participantes da Formação Continuada. Este estudo contou com a efetiva participação de dezesseis professoras que estão atuando em sala de aula, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Bom Retiro do Sul. Os dados foram analisados a partir da compreensão e interpretação do pesquisador, buscando uma interlocução com seus referenciais teóricos, por meio da análise textual discursiva. A partir da análise realizada, foi possível identificar a percepção das professoras a respeito da importância da Formação Continuada, bem como suas expectativas em relação aos encontros. Além disso, foram verificadas questões relacionadas à prática docente, como o planejamento e a aplicação das aulas. Os planos de unidade analisados apresentaram indícios de que as sugestões dadas e as reflexões a respeito da BNCC durante a Formação Continuada contribuíram para a prática das professoras. Desta forma, a implementação da Formação Continuada teve um impacto positivo nas aulas de Matemática do grupo pesquisado, por meio de propostas pedagógicas que consideram a forma como o aluno aprende e suas necessidades, bem como aulas com atividades práticas, jogos e uso de tecnologias, além do planejamento de aulas significativas para a aprendizagem dos alunos. Foi verificado que a formação também provocou momentos de reflexão da prática docente, possibilitando a identificação de entraves, dificuldades e facilitadores do processo de ensino nas aulas dessas professoras.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.