ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM ABORDAGEM À TEMÁTICA DA QUÍMICA DE MEDICAMENTOS NO ENSINO MÉDIO

BRUNA KLAUCK MEZACASA

Resumo


A presente pesquisa de mestrado tem por finalidade investigar quais são as possíveis contribuições da aplicação de uma Sequência Didática (SD), à luz das atividades investigativas, como estratégia de aprendizagem no ensino de química, utilizando a temática dos medicamentos. Aborda-se aqui nesta pesquisa diversos âmbitos da química, como, por exemplo, a química orgânica, a química analítica e a química ambiental. A pesquisa foi desenvolvida nas aulas de química, em duas turmas do 3º ano do ensino médio, sendo uma turma do turno da manhã e uma do turno da noite, em uma escola pública. Sendo assim, buscaram-se as orientações da Base Nacional Comum Curricular para a área de ciências da natureza no componente curricular de química para a construção de habilidades, utilizando-se também, como suporte do desenvolvimento das atividades, as Sequências de Ensino Investigativas (SEI). Esta estratégia de ensino, por meio das atividades investigativas, estimula o raciocínio e aprendizagem científica do aluno, corroborando assim para uma aprendizagem significativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionários, um prévio para poder mensurar os saberes iniciais dos estudantes como também um ao término da pesquisa para obter as percepções e aprendizagens desenvolvidas durante o desenvolvimento desta investigação. A observação da professora pesquisadora, o “olhar docente”, foi uma forma de poder avaliar o processo de aprendizagem dos estudantes. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se apropria como suporte metodológico de Pesquisa Participante com objetivo exploratório, sendo os dados analisados/interpretados através da Análise de Conteúdo, onde se utilizou, também, o diário de bordo para descrever todas as anotações pertinentes à observação realizada pela docente. A temática da química dos medicamentos por meio da utilização da SEI possibilitou aos estudantes criarem autonomia e momentos de reflexão para a formulação de hipóteses e para resolução das situações problemas. Através do uso da SD e desenvolvendo atividades de cunho investigativo, pode-se destacar que estas corroboram com o desenvolvimento de habilidades frente à construção do pensamento crítico formado. Sendo formadas através da compreensão de textos e pesquisas através das leituras, da interpretação e análise crítica de uma atividade experimental, bem como da utilização das TDIC.

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