ASTROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

ANDRÉ VINÍCIUS SILVA KLOCK

Resumo


A astrobiologia é uma disciplina científica interdisciplinar que busca compreender a origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo, por meio da integração de conhecimentos de áreas como astronomia, biologia, química, geologia e física. Através de estudos sobre ambientes extremos na Terra e em outros planetas, a astrobiologia investiga as condições necessárias para a emergência e sobrevivência da vida, bem como a possibilidade de vida extraterrestre em outros planetas e luas do nosso sistema solar e além. Com as mudanças trazidas pela BNCC em 2017, os conceitos relacionados à astrobiologia foram incorporados no currículo educacional, através do eixo temático TERRA E UNIVERSO. Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino da astrobiologia em contexto educacional, com o objetivo de investigar os conhecimentos prévios dos estudantes do nono ano do ensino fundamental sobre conceitos relacionados à astrobiologia, bem como a efetividade de uma sequência didática desenvolvida para trabalhar o tema e discutir o potencial de ensino deste tema transversal no ensino de ciências. A sequência didática foi construída tendo como referência as teorias cognitivas de Lev Vygotsky e a Mediação Digital presente na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) de Campello de Souza, que contemplam o referencial teórico deste trabalho. A abordagem envolveu aulas expositivas, atividades práticas, uso de recursos tecnológicos e discussões em grupo. A análise dos dados obtidos foi de base qualitativa utilizando questionário com questões abertas. Uma parcela delas foi examinada com Análise de Conteúdo e outra com a conversão das respostas abertas em quantificações apresentadas por frequências relativas. Os resultados mostraram que a abordagem interdisciplinar foi eficaz na promoção do interesse e compreensão dos estudantes sobre os conceitos da astrobiologia, bem como na valorização da importância da ciência e da pesquisa científica na busca por respostas sobre a origem da vida no Universo. Além disso, a utilização de recursos tecnológicos, como na construção do plano de viagem, foi bem recebida pelos estudantes e contribuiu para uma aprendizagem mais dinâmica e envolvente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.