DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

CARLOS DIEGO WALBER

Resumo


A origem do Desenho Universal para Aprendizagem tem como base o conceito de Desenho Universal, que parte da arquitetura, objetivando tornar inclusivo o design dos ambientes. Anos mais tarde, um grupo de professores da Universidade de Harvard, frente ao desafio de ensinar para turmas de alunos cada vez mais heterogêneas, se inspirou neste conceito para a criação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O DUA parte da necessidade de se contemplar o uso de materiais, técnicas e estratégias diversas, buscando ampliar a aprendizagem de alunos com ou sem necessidades educacionais específicas. Considerar em seu planejamento de aula os princípios do DUA, poderá permitir ao professor atingir um maior número de estudantes, universalizando, portanto, a construção de conhecimentos. Neste contexto, o presente texto traz uma reflexão a partir de uma pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA, que objetivou investigar possibilidades de uso do Desenho Universal para Aprendizagem como recurso pedagógico para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica, bem como analisar o conhecimento prévio dos professores sobre a temática e possibilitar trocas de vivências e experiências de sala de aula. A pesquisa teve caráter exploratório, com análise qualitativa dos dados, coletados a partir de revisão de literatura, interações com docentes, aplicação de questionários e análise de planos de aula compartilhados. A partir da análise dos planos de aula e respostas obtidas em questionários enviados aos docentes, foi possível inferir sobre a relevância e o impacto que articular este recurso pode trazer às práticas docentes.

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