USO DE MODELAGEM MOLECULAR NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: REGIOQUÍMICA DA REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO AROMÁTICA ELETROFÍLICA

CLEITOR JACOB KONRAD

Resumo


A presente pesquisa buscou investigar se a utilização de software de modelagem molecular, por meio de um experimento didático, foi capaz de promover a aprendizagem de representações e drivers pertinentes à resolução de problemas de Regioquímica de Reação de Substituição Aromática Eletrofílica, além de investigar o aprendizado de conceitos químicos após o uso do software de modelagem molecular na modelagem das reações de SAE, identificar as mediações predominantes nas categorias analisadas, interpretar a produção de gestos descritivos combinados ao discurso verbal dos estudantes de modo a obter as imagens mentais oriundas de diferentes mediações, e investigar de que forma o raciocínio visuoespacial dos estudantes foi modificado com o uso da modelagem. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino e foi conduzida de forma remota. O referencial teórico adotado para nortear a pesquisa é a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), em razão de sua perspectiva relacionada aos diferentes níveis de mediações e ao papel central dado ao uso de tecnologia de informação no desenvolvimento cognitivo. O referencial metodológico utilizado foi a Análise de Conteúdo de Bardin, a metodologia Report Aloud e a Análise Gestual Descritiva por Stephens e Clement. Segundo os resultados obtidos após as análises realizadas sobre os pré-testes, pós-testes, e entrevistas apontam que, a utilização do software Arguslab por meio de um experimento didático promoveu a aprendizagem relacionada a reação de Substituição Aromática Eletrofílica, promoveu o aprendizado de conceitos químicos, foi possível identificar a produção de gestos descritivos e obter as imagens mentais oriundas das diferentes mediações. De maneira geral, foi possível observar que o raciocínio visuoespacial de alguns dos alunos foi modificado com o uso da modelagem. Concluímos que a proposta envolvendo a utilização do software Arguslab por meio de um experimento didático proporcionou aos alunos o desenvolvimento de habilidades visuoespaciais. De maneira que, sua inserção em um ambiente de aprendizagem possui grandes potencialidades para o ensino na área de Ciência da Natureza.

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