O ENSINO DA MATEMÁTICA NA INSTRUÇÃO MILITAR BRASILEIRA OITOCENTISTA A PARTIR DA ANÁLISE DE OBRAS DIDÁTICAS

FERNANDO LUÍS DE ROSSO

Resumo


Ao longo da história o ensino de matemática sofreu inúmeras modificações de acordo com os contextos presentes em cada período. Diante de tal premissa, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como se constituiu o ensino de matemática na instrução militar brasileira oitocentista a partir da análise de obras didáticas. A análise é subsidiada pelos estudos acerca do contexto político e social brasileiro no período, além dos Decretos Imperiais e das obras didáticas de Lacroix e Legendre, com o suporte teórico da História social das Ideias e da Hermenêutica de Profundidade. Os documentos, obras didáticas, revisão de literatura e demais materiais de apoio forneceram os elementos necessários à sustentação deste trabalho visto que o contexto histórico nacional e do sul do continente acabaram por influenciar nas transformações dos planos de estudo e dos objetivos da Real Academia Militar durante o recorte temporal da investigação. A delimitação do intervalo de tempo serviu para que, na posse de material de pesquisa, fosse possível proceder com a análise proposta revisitando pistas, rastros e demais aspectos que proporcionaram melhor entendimento, por meio da análise de obras didáticas, de qual era a matemática ensinada na instrução militar brasileira do período oitocentista. O conceito de Hermenêutica de Profundidade serviu de apoio, auxiliando na análise e, na compreensão da Matemática ensinada na instrução militar brasileira à época. Para o desenvolvimento do tema proposto, foram coletados materiais junto ao Arquivo Histórico do Exército e Acervo Digital da Biblioteca Nacional. Constatou-se por meio das análises que tanto os aspectos políticos quanto sociais influenciaram na escolha das obras didáticas para a Real Academia, assim como as mudanças ocorridas nos currículos e no arranjo dos cursos destinados à formação dos Oficiais do Exército Brasileiro, causando implicações e, em decorrência delas, mudanças no contexto escolar. Foi percebido, também, o papel estratégico da instrução militar brasileira dentro do planejamento da corte instalada em nosso território. Verificou-se, ainda, que o citado “rigor matemático” existente na Real Academia era oriundo do modelo francês e que as obras didáticas utilizadas eram aquelas que melhor representavam este modelo.

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