ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL

Talita de Lourdes Roso de Souza

Resumo


Nesta dissertação, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, buscando
investigar a presença da Estatística nas escolas de Ensino Médio da cidade de Cachoeira do
Sul. Para tanto, elaboramos uma seqüência de etapas que julgamos importantes: análise dos
currículos das escolas de Ensino Médio, tomando como referência o currículo do PEIES
(Programa de Ingresso ao Ensino Superior), elaborado pela UFSM (Universidade Federal de
Santa Maria), verificando a presença ou não da Estatística; análise de livros didáticos de
Matemática, com relação à abordagem desse conteúdo; aplicação de um instrumento de
coleta de dados para conhecer a posição dos professores com relação ao tratamento a ela
dispensado; e a investigação da viabilidade da aplicação de um projeto que permitisse ao
aluno vivenciar a Estatística em seu ambiente. Pautamos nossas análises pelas referencias
que nos proporcionaram Hernandez e Chevallard. Nas questões que encaminhamos aos
professores percebemos, de forma clara e objetiva, que os alunos das Escolas de Ensino
Médio da cidade, até 2003, não estavam recebendo as importantes experiências que a
Estatística proporciona. Somente em 2004, pela ação da noosfera, ela passa a fazer parte do
currículo do PEIES e, portanto, do currículo das escolas. Verificamos por fim, que a
transposição didática da Estatística através do desenvolvimento de projetos, pode ser muito
importante para viabilizar o ensino dessa disciplina, por trazer novas experiências e
conhecimentos para todos os envolvidos, auxiliando num processo conjunto de construção do
saber.


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