REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO VALE DO RIO PARDO, SEGUNDO A ÓPTICA DA BNCC

NÊMORA FRANCINE BACKES

Resumo


Esta tese apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo investigar o processo de formação continuada de professores de Ciências dos municípios de Sinimbu, Vera Cruz e Passo do Sobrado, a partir das novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscou-se investigar a problemática que norteia os aspectos da formação dos professores por meio das considerações de Tardif e Perrenoud no processo de reflexão sobre e na ação docente. Justifica-se esta pesquisa quanto a necessidade da formação continuada de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental podendo, assim, contemplar as exigências curriculares propostas na BNCC e introduzir a Química a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, de maneira contextualizada e adequada para o nível de aprendizagem, proporcionando também a desmistificação da Química e do Ensino de Ciências. Neste sentido, o delineamento do estudo se deu a partir de uma revisão bibliográfica na qual se buscou conhecer mais sobre o Ensino de Ciências, a contextualização, a formação do professor e a BNCC. Para aprofundar esta pesquisa e fundamentar a investigação realizada, o referencial teórico abarca as principais perspectivas quanto à formação reflexiva do professor, desde o processo de formação inicial à formação continuada e a formação do professor durante o período de pandemia. A pesquisa ocorreu no período de 2017 a 2020, iniciando pela análise documental da BNCC para o Ensino de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, conhecendo os currículos escolares vigentes até o ano de 2019 nos municípios em estudo, e buscando comparar com as propostas da BNCC. A partir disso, ocorreram encontros formativos com os professores ao longo do ano de 2018, para que os mesmos se aprofundassem na BNCC e suas propostas e exercitassem a prática da reflexão sobre a na ação docente. Sucedeu-se ainda com um momento de entrevistas aos participantes, o qual ocorreu no ano de 2020, sendo de caráter qualitativo, no qual buscou-se analisar os dados por meio da análise textual discursiva conforme Moraes e Galiazzi (2013). Após a realização da pesquisa e análise de dados, foi possível perceber que, para o Ensino de Ciências em especial, a necessidade de formação continuada de professores frente à nova BNCC é ainda mais dramática e crucial para que a proposta seja bem sucedida. Outro aspecto latente desta pesquisa é o quanto os professores necessitam das trocas entre os pares e o quão solitário é este fazer pedagógico nas escolas. Ressalta-se que os envolvidos na pesquisa iniciaram o processo dos encontros de formação com um discurso apreensivo e de muitas dificuldades e, ao longo do percurso, foram desmistificando estes anseios e, ao compreenderem a BNCC e perceberem suas potencialidades, os discursos foram mudando para possibilidades de implementação e ao final se mostraram reflexivos sobre a sua ação docente.

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