SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NO GOOGLE CLASSROOM: UMA PROPOSTA SOBRE FUNÇÕES EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA

RAFAEL JONATAN PERTILE

Resumo


Apresenta-se, aqui, um estudo que tem por objetivo investigar a organização de uma Sequência Didática Eletrônica disponível no Google Classroom, com foco no trabalho com Funções Exponencial e Logarítmica, para o desenvolvimento de estudos de recuperação de alunos que apresentem dificuldades sobre o tema. A investigação foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa e envolveu o a estruturação de um conjunto de testes de conhecimentos sobre o tema e o desenvolvimento uma sequência didática abordando os objetos de conhecimento referente a funções exponencial e logarítmica, buscando disponibilizar a alunos e professores um material que atendesse às necessidades de aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, considerando os aportes da Investigação Baseada no Design (IBD), que são: estudo preliminar, design da trajetória didática, implementação da trajetória didática e avaliação ou análise retrospectiva. Assim, na primeira etapa foi desenvolvida uma análise de um conjunto de livros didáticos tendo como foco o estudo de Funções e analisados documentos oficiais sobre o que dizem a respeito do trabalho com Funções. Na segunda etapa, foi desenvolvida a Sequência Didática Eletrônica e implementada na plataforma Google Classroom, sendo composta por seis módulos: Propriedades das Potencias, Função Exponencial, Equação e Inequação Exponencial; Propriedades dos Logaritmos, Função Logarítmica e Equação e Inequação Logarítmica. Em cada módulo há Testes de Conhecimentos e as Sequências Didáticas para estudos. Os Testes de Conhecimentos proporcionam aos estudantes situações que buscam identificar o quanto tem entendimento ou domina o assunto do módulo. A ideia é o estudante utilizar o teste como um caminho para reflexão e identificação de suas dificuldades ou necessidades em relação aos temas estudados. Já as Sequências Didáticas têm por função proporcionar um ambiente para o estudo das noções, conceitos e procedimentos dos temas envolvidos, os quais os estudantes não tenham se apropriado adequadamente quando do desenvolvimento desses. Na sua organização foram utilizados materiais de estudos, vídeo aulas e quizzes, para o aluno desenvolver os conceitos trabalhados em cada módulo. Os materiais de estudos foram construídos no Power Point, visando integrar tanto o uso das Tecnologias Digitais, por meio de objetos de aprendizagem, vídeos explicativos, uso do software GeoGebra através de animações, como também, atividades de construção, manipulação e por fim, resolução de atividades. Na terceira etapa, a Sequência Didática Eletrônica produzida foi analisada por um grupo de professores de Matemática para verificação da sua adequação ao objetivo proposto, seguindo um protocolo de análise constituído. A partir dessa análise, destaca-se que: a questão da contextualização do conteúdo, onde são trazidos elementos os quais possibilitam ao aluno associar com a vida real, a linguagem utilizada ao longo do trabalho, sendo acessível e adequada, a presença dos conceitos necessários para a abordagem dos conteúdos propostos, os quizzes apresentados no final de cada Sequência Didática como sendo algo diferente e bom para o aluno foram considerados como os principais pontos positivos. Também se constatou que as questões epistêmicas da Sequência Didática foram bem avaliadas apontando que a mesma aborda os objetos de conhecimento de forma adequada, com situação de contextualização e resolução de problemas, apresentando-os os objetos sob diferentes formas de representação. Porém, argumentos e relações e mesmo de linguagens (referente as representações) precisam ser ampliados.

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