FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO DO CONHECIMENTO E DA INSTRUÇÃO MATEMÁTICA (EOS)

DANIELLE DOS SANTOS RODRIGUES CUNHA

Resumo


A pesquisa aqui apresentada tem por objetivo investigar a estruturação e desenvolvimento de uma formação continuada junto a um grupo de professores de Matemática do município de Canoas/ RS, fundamentada na inserção de tecnologias digitais e metodologias ativas na prática docente, tomando como referência os aportes do enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática. A investigação, teve como base o desenvolvimento e aplicação do que se denominou FORMATEC - Formação Continuada com foco na inserção de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A formação foi organizada em seis encontros síncronos: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais, Aprendizagem Baseada em Problemas, Gamificação, Softwares de Geometria Dinâmica, Objetos Educacionais Digitais e a Apresentação dos projetos Educativos, e com atividades assíncronas entre os encontros, totalizando vinte e cinco horas de formação, em todos os encontros as propostas metodológicas ativas foram trabalhadas com recurso as tecnologias digitais. O FORMATEC foi desenvolvido junto a um grupo de sete professores de Matemática, em média, da rede municipal de Canoas, de forma remota, em função da suspensão das aulas presenciais, devido aumento de casos de contaminação do COVID-19, no período em que a formação foi realizada. A investigação, inserida em uma perspectiva qualitativa, contou com um conjunto de instrumentos de coleta de dados os quais foram sendo aplicados ao longo do trabalho visando captar elementos que contribuíram para o desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos dos docentes participantes da formação. Teoricamente a investigação tomou como referência aportes e pesquisas que discutem o processo formativo do professor, seja inicial ou continuado, particularmente os relacionados à utilização de recursos a metodologias ativas e tecnologias digitais. Ainda, no que se refere, especificamente, ao processo formativo do professor, Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS) foi tomado como referência para a constituição do FORMATEC, assim como para a análise dos dados advindos da aplicação do mesmo. Resultados apontam que o desenvolvimento e aplicação do FORMATEC evidenciou, como aspectos positivos, o envolvimento e comprometimento dos docentes na realização das atividades propostas. A implementação do FORMATEC indicou que os docentes já apresentavam alto grau de idoneidade da faceta emocional e interacional. Já em relação, a faceta ecológica, epistêmica, cognitiva os docentes apresentaram grau médio de idoneidade, todavia foi possível perceber que, após aplicação da formação ocorreu um avanço de conhecimento em ambas as facetas. Já em relação a faceta mediacional foi onde ocorreu o maior avanço, visto que, o grupo de docentes no início da investigação não possuía as habilidades indicadas no descritor da faceta. Porém, com o trabalho realizado ao longo da investigação, foram desenvolvidas habilidades pertinentes a idoneidade, que resultaram na conclusão do processo formativo com o grupo de professores alcançando alto grau de idoneidade. A partir da análise emergiram indicadores, os quais se consideram essenciais para o uso de Metodologias Ativas e Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem inerentes a idoneidade mediacional. Indicadores Mediacionais Ativos para Tecnologias Digitais incluam dispor de infraestrutura, equipamentos adequados, utilização de softwares, vídeos adaptados, utilização de ferramentas que proporcione situações que não se apresentam em outros contextos. Já, os indicadores Mediacionais Ativos para Metodologias Ativas envolvem propostas que estimulem a curiosidade, motivação dos estudantes, promover situações em que os estudantes possam refletir, analisar e ponderar, bem como situações em que o estudante assuma autoridade sobre o seu processo de aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.