SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FÁTIMA ALESSANDRA MELO DA SILVA

Resumo


Para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico é essencial utilizar estratégias metodológicas de ensino para desenvolver nos estudantes habilidades como generalizar, compreender linguagem e representações algébricas e reconhecer padrões e estruturas, com vistas a produzir significados aos objetos de conhecimento da Álgebra. A problemática deste estudo centra-se na seguinte questão norteadora: como desenvolver uma Sequência Didática envolvendo os conteúdos da Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular? Desse modo, a pesquisa teve como objetivo investigar atividades organizadas em uma Sequência Didática que abordem os conceitos de Polinômios e suas operações para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os participantes da pesquisa foram 40 estudantes de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual na cidade de Manaus, estado do Amazonas. Justifica-se a relevância desta investigação à medida em que está inserida no contexto de discussão e reflexão sobre as constantes dificuldades apresentadas pelos alunos no desenvolvimento do pensamento matemático, em geral, e do Pensamento Algébrico, em particular. Para direcionar a pesquisa optou-se pela metodologia de natureza qualitativa, com um desenho característico do estudo de caso. As análises das produções realizadas pelos estudantes em conjunto com as observações e registros de imagens durante a aplicação das sequências de atividades apontaram que a realização de tarefas organizadas em uma Sequência Didática aliada à metodologia de Resolução de Problemas e mediada pelo uso de material concreto como recurso didático despertou o interesse dos alunos pelas atividades e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades algébricas, pois permitiu construir gradativamente e com significado conceitos matemáticos. Foi possível identificar indícios de elementos característicos do Pensamento Algébrico, como padrões, generalização e linguagem algébrica. Além disso, a organização das tarefas em sala de aula contribuiu para o desenvolvimento de aspectos sociais e emocionais nos estudantes, como, cooperação, argumentação, responsabilidade e iniciativa

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