A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO – UM EXPERIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Charlâni Ferreira Batista Rafael

Resumo


Na formação inicial, o futuro professor tem a oportunidade de experienciar situações nas quais possa utilizar, discutir e analisar metodologias e estratégias que contribuem para os processos de ensino e aprendizagem na área à qual serão responsáveis futuramente. Com o intuito de contribuir para a formação inicial dos acadêmicos do curso de Licenciatura da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, Barreiras/BA, desenvolveu-se esta pesquisa, buscando respostas para o questionamento: Quais as possibilidades didáticas que podem contribuir para que o estudante de Licenciatura em Matemática da UNEB desenvolva a Competência de Observar com Sentido, explorando a unidade temática Números, nos anos finais do Ensino Fundamental? Para isso, objetivou-se, de forma geral, investigar as possibilidades didáticas que podem contribuir para o desenvolvimento da Competência de Observar com Sentido de estudantes de Licenciatura em Matemática da UNEB, explorando a unidade temática Números nos anos finais do Ensino Fundamental. A fim de atingir o objetivo geral, direcionou-se a pesquisa por meio de objetivos específicos, os quais buscaram selecionar, analisar e classificar as atividades didáticas, com a temática Números nos anos finais do Ensino Fundamental, do livro didático utilizado nas escolas municipais de Barreiras; investigar como estudantes de Licenciatura em Matemática da UNEB, Campus IX planejam uma sequência de atividades com essa temática para as referidas séries; investigar como o planejamento, aplicação e replanejamento dessas atividades possibilitam o desenvolvimento da Competência de Observar com Sentido, a partir de um grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade UNEB, Campus IX. Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa com enfoque de estudo de caso, recorrendo ao agrupamento dos dados em categorias para realizar a análise. A investigação ocorreu, no início, de forma presencial e, durante a pandemia denominada covid-19, recorreu-se a um curso de extensão com encontros semanais remotos. A teoria que deu suporte à pesquisa foi a Competência de Observar com Sentido, que é caracterizada como identificar, interpretar e tomar decisões de ação no ensino. Os resultados mostraram que é possível o desenvolvimento da Competência de Observar com Sentido, desde que haja um planejamento de atividades observando os níveis de demandas cognitivas, com posterior análise de respostas e tomadas de decisões que possibilitem o replanejamento e aplicação de novas atividades, contando, para isso, com o suporte teórico fornecido pelos autores da teoria.

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