UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO REMOTO DE CONCEITOS DE LUZ E COR EM FÍSICA

Juliana Rodrigues dos Anjos

Resumo


A presente pesquisa de mestrado busca investigar quais Mediações (Psicofísica, Social, Cultural e/ou Hipercultural) facilitam o desenvolvimento de imagens mentais pelos estudantes ao responder perguntas sobre conceitos pertinentes à espectroscopia, após a utilização de um aplicativo de celular que faz a análise de espectros de emissão e absorção e materiais de baixo custo. Para exibir as Mediações preferenciais dos participantes, ao explicar os fenômenos observados, propõe-se a construção exploratória de um “Perfil de Nível de Mediação Externa”. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino e foi conduzida de forma remota. Os referenciais teóricos adotados para nortear a pesquisa é a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), em razão de sua perspectiva relacionada aos diferentes níveis de Mediações, e as contribuições do Perfil Epistemológico Bachelardiano e Perfil Conceitual de Mortimer como suporte para a proposta do Perfil de Nível de Mediação Externa, visto que diferentes Mediações podem estar presente na explicação de um único conceito. Com base em pesquisas anteriores, o material pode ser uma alternativa interdisciplinar para atividades experimentais referentes a espectroscopia, em um ambiente remoto, já que envolve toda a área de Ciências da Natureza, sem a necessidade de adquirir equipamentos de alto custo. Os resultados, obtidos após as análises realizadas sobre os pré-testes, pós-testes, guias e gestos descritivos, apontam que, no mínimo, duas Mediações são expostas por cada indivíduo ao resolver problemas relacionados com a espectroscopia. A construção do Perfil de Nível de Mediação Externa, traçado individualmente, para cada conceito, indicou os níveis de Mediação preferencialmente utilizados pelo estudante e as suas transições, identificando a Mediação Hipercultural como a mais menciona entre os estudantes ao relatar suas ideias sobre temas da espectroscopia e natureza da luz.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.