APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A MODELAGEM MATEMÁTICA – CONTRIBUIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS EMPRESARIAIS NO ENSINO SUPERIOR

Arrigo Fontana

Resumo


Esta tese insere-se na linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), e tem por objetivo investigar as contribuições ao processo de ensino e aprendizagem da articulação entre a teoria de Aprendizagem Significativa e a Modelagem Matemática em um contexto de desenvolvimento de modelos matemáticos por alunos de um curso de Administração, na disciplina de Pesquisa Operacional. A pesquisa foi realizada com alunos da Faculdade Fisul, situada em Garibaldi, Rio Grande do Sul, quando eles frequentaram a disciplina de Pesquisa Operacional. O trabalho foi conduzido numa perspectiva metodológica de cunho qualitativo, onde a análise apoiou-se na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (2003), na Pesquisa Operacional de Moreira (2007) e seu instrumento de resolução, essencialmente, o software Solver, bem como, na Modelagem Matemática de Bassanezi (2004). Para tanto, foi desenvolvido um conjunto de atividades cujos propósitos foram investigar conhecimentos prévios dos estudantes sobre conceitos matemáticos relacionados aos conteúdos desenvolvidos, elaborar e resolver situações-problema no contexto do processo de Modelagem Matemática, bem como a produção de Mapas Conceituais como estratégia de autoaprendizagem. Infere-se que o desenvolvimento das atividades de Modelagem Matemática deve ser feito a partir de temas que se aproximam do cotidiano pessoal e/ou profissional do aluno, favorecendo assim, a ressignificação de conceitos matemáticos, evidenciando uma Aprendizagem Significativa dos conhecimentos, de modo que os alunos puderam construir relações entre eles, fazendo conexões com conteúdos extra matemáticos. Foi possível observar evidências em relação às exigências profissionais do Administrador, como a capacidade de reconhecer e de definir problemas, equacionar planos de ação e soluções criativas e inovadoras, capacidade de pensar estrategicamente, bem como, de introduzir modificações no processo produtivo, no qual se originaram os problemas e foram percebidos indícios de construção do conhecimento pelos participantes dos experimentos realizados.

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