FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO

Fabiana Caldeira Damasco

Resumo


Esta pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa com foco no estudo de caso e apresenta o seguinte problema de pesquisa: como os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, ao participarem de um grupo colaborativo, qualificam a competência de observar com sentido situações de ensino e aprendizagem e aperfeiçoam seu planejamento didático quando identificam e discutem as dificuldades apresentadas pelos alunos ao desenvolverem uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem com equações na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC? O objetivo geral foi investigar a qualificação da competência de Observar com Sentido a temática Equações nos anos finais do Ensino Fundamental, na perspectiva da BNCC em um grupo de formação continuada de professores de Matemática no Município de Canoas. Para alcançar o objetivo geral desta investigação, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: diagnosticar como os professores participantes da pesquisa desenvolvem o processo de ensino e aprendizagem com a temática Equações; investigar a formação continuada em um Grupo Colaborativo de professores de Matemática da Rede Municipal de Canoas discutindo o tema Equações nos anos finais do Ensino Fundamental, na perspectiva da BNCC; investigar como desenvolver uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem com a temática Equações de acordo com a disposição da BNCC; investigar as evidências do desenvolvimento, qualificação ou ampliação da competência de Observar com Sentido quando os professores atuam em um grupo colaborativo. Os aportes teóricos foram desenvolvidos com base na Formação Continuada de Professores de Matemática, nos Grupos Colaborativos, na Competência de Observar com Sentido, nas Tarefas Matemáticas, na Trajetória Hipotética de Aprendizagem e nos Obstáculos Epistemológicos. De acordo com a fundamentação teórica que norteou este trabalho preconiza-se a necessidade das formações continuadas para o ensino e aprendizagem da temática Equações, de maneira a contribuir no planejamento didático dos professores e que possa subsidiar a tomada de decisões. Nesse contexto, acredita-se que, por meio de um grupo colaborativo é possível, aprimorar/qualificar a prática docente. O percurso metodológico realizou as seguintes ações: formação continuada de um grupo colaborativo com professores de Matemática do município de Canoas; investigação do processo de ensino e aprendizagem do tema Equações nos anos finais do Ensino Fundamental; investigação de tarefas matemáticas e classificação das tarefas com observação dos Obstáculos Epistemológicos organizadas em uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA); implementação (desenvolver, aplicar e avaliar) da THA com a temática Equação e análise dos resultados obtidos; investigação de indícios de como os professores desenvolvem e/ou qualificam a competência de Observar com Sentido a prática profissional. Para essa investigação utilizou-se os pressupostos da THA para organizar uma sequência de ações e tarefas com professores de Matemática com Equações para os anos finais do Ensino Fundamental, na perspectiva da BNCC. Após a aplicação da sequência didática, foram realizadas as análises por meio dos registros das tarefas realizadas pelos alunos e das entrevistas com os professores participantes do grupo colaborativo, também foi realizada a análise das formações continuadas, da THA e dos indícios do desenvolvimento/qualificação do Observar com Sentido. Os resultados indicam que por meio da formação continuada em um grupo colaborativo é possível desenvolver uma THA com a temática equações que auxilie o aprimoramento e a qualificação do planejamento didático dos professores, desenvolvendo e qualificando a competência de Observar com Sentido a prática profissional.

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