ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL: UM EXPERIMENTO COM REALIDADE AUMENTADA

Eduardo Vinicius Costa

Resumo


Este estudo tem por finalidade analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) direcionada ao ensino da Geometria Espacial associado à Realidade Aumentada (RA). Busca-se promover o desenvolvimento das habilidades de visualização e representação em perspectiva. A SD foi construída para ser acessada em smartphones e apoiando-se na integração do software GeoGebra com o Google Classroom. A investigação é de natureza qualitativa e fundamentada na metodologia de pesquisa denominada Engenharia Didática. Para tanto, seguiu-se as quatro fases desta metodologia, sendo elas: (i) análises prévias; (ii) concepção e análise a priori; (iii) experimentação; e (iv) análise a posteriori e validação. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a construção e aplicação da SD, a qual é constituída por cinco módulos: 1- Revisão da Geometria Plana; 2- Revisão da Geometria Espacial; 3- Integrando a Geometria Plana e a Espacial; 4- Diferentes Vistas dos Sólidos Geométricos; e 5- Desenhando em Perspectiva. A SD foi aplicada em forma de oficina, tendo a participação de um total de 25 alunos distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraíba e Piauí. Devido ao quadro de isolamento social, resultante da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), os sete encontros ─ de 90 a 120 minutos cada ─ ocorreram na modalidade remota e síncrona por meio da plataforma de videoconferências Google Meet. Com base nas análises prévias, verifica-se que apenas muito recentemente a tecnologia de RA se tornou mais acessível aos professores e estudantes, pois sendo utilizada com o recurso GeoGebra 3D necessita apenas de material do software GeoGebra (ggb) e de smartphone/tablet com a plataforma ARCore instalada. Os resultados apontaram que a tecnologia de RA é uma valiosa ferramenta educacional por ser de utilização relativamente simples, permitindo a experimentação e o contato próximo/direto com os Sólidos Geométricos trabalhados na SD aqui desenvolvida. A investigação também demonstrou que os discentes que possuem dificuldades relacionadas à habilidade de visualização, revelaram pouca destreza nos momentos de efetuar desenhos em perspectiva. Destaca-se, ainda, que esta SD gerou as seguintes contribuições ao processo de ensino e aprendizagem da Geometria Espacial: (i) tornou os discentes mais ativos e integrados ao ambiente de ensino; (ii) proporcionou a observação e manipulação, em distintas perspectivas, das características de objetos tridimensionais; (iii) facilitou o processo de compreensão dos objetos de conhecimento estudados; (iv) desenvolveu a competência da visualização e percepção tridimensional; e (v) proporcionou vinculações entre as habilidades de formação de imagens mentais e raciocínio lógico-visual.

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