A MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS DIDÁTICOMATEMÁTICOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Paulo Cesar Pereira Napar

Resumo


Este estudo teve por objetivo investigar como acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática mobilizam competências e conhecimentos didático-matemáticos na constituição e realização de práticas docentes no Ensino Médio e em atividades formativas pautadas no Enfoque Ontossemiótico. Para tanto, utiliza-se dos pressupostos teóricos do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS), no que se refere às competências e conhecimentos didático-matemáticos de professores de Matemática. A investigação, de base qualitativa, contou com a participação de 17 acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição particular da região metropolitana de Porto Alegre, que estavam cursando, durante a coleta de dados, um componente curricular de Estágio Supervisionado no Ensino Médio. Durante esse período, estava vigorando, em função da pandemia COVID-19, o denominado ensino remoto. Os dados foram obtidos a partir: da análise de documentos como Projeto Pedagógico de Curso e Plano de Ensino; de uma entrevista realizada com a professora titular que ministrou o referido componente; das produções desenvolvidas ao longo do componente curricular que consideram atividades específicas para coleta de dados e o planejamento e desenvolvimento do estágio docente de acadêmicos em escolas de Ensino Médio. Os materiais institucionais foram analisados por meio de protocolos que buscam identificar a estrutura do curso, o perfil a ser desenvolvido pelos acadêmicos e as competências e conhecimentos prescritos para serem trabalhados na Instituição, assim como nas diretrizes. No que se refere às produções dos acadêmicos, são utilizados os construtos teóricos do Enfoque Ontossemiótico e do Sistema de Competências Digitais, a análise considera protocolos com descritores pautados no sistema de Competências e Conhecimentos DidáticoMatemáticos; já no que se refere às produções pedagógicas, utiliza-se de protocolo baseado em indicadores de competência epistêmica e mediadora, com atenção especial a quesitos tecnológicos. Resultados apontam que a instituição que mantém o curso de Licenciatura busca desenvolver docentes com um perfil de professor-pesquisador, estimulando que desenvolvam competências e conhecimentos pessoais, profissionais e sociais. No que se refere às análises pautadas no EOS, foi possível perceber que os professores em formação inicial mobilizam diferentes significados de um objeto matemático no âmbito da resolução de problemas e em configurações do conhecimento institucional e cognitivo, assim como conseguem analisar aspectos da trajetória didática e normativa que podem envolver uma sala de aula e recursos didáticos que servem de base para a constituição de propostas pedagógicas. Sobre a organização, constituição e implementação das práticas docentes para o Ensino Médio, na competência epistêmica, os acadêmicos demonstraram domínio de seus objetos de planejamento, tendo grau de satisfação minimamente adequado no que tange a linguagens, regras e relações. Na competência mediadora, apresentaram a utilização de diferentes recursos tecnológicos, fazendo uso adequado do tempo e do ambiente, buscando ensinar o conhecimento matemático orientando os estudantes a como recorrer às tecnologias em questão. Destaca-se que o modelo de ensino remoto trouxe impactos significativos a esta investigação, como na necessidade de ser trazida uma perspectiva tecnológica para as análises e as limitações causadas na atuação dos estagiários nas escolas. Por fim, defende-se nesta tese uma Licenciatura desenvolvida a partir da noção de Competências e Conhecimentos Didático-Matemáticos, com uma estrutura interrelacionada que busque formar um egresso crítico e reflexivo, sendo capaz de desenvolver aprendizagens próprias de um professor-pesquisador.

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