O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS DE FORMAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS (1995 – 2019)

Alexandre Ausani Huff

Resumo


O presente estudo está centrado nos aspectos históricos do Ensino de Matemática nas Escolas Públicas Municipais de Porto Alegre a partir da implantação dos Ciclos de Formação. Essa proposta educacional se manteve por mais de duas décadas na rede pública municipal. A investigação teve como principal objetivo investigar o desenvolvimento do ensino de Matemática nas escolas públicas municipais de Porto Alegre durante os primeiros vinte e cinco anos desta proposta educacional diante da escassez de estudos desta natureza, combinando os discursos dos participantes com a interpretação dos documentos históricos. A metodologia estruturante da pesquisa foi a Hermenêutica de Profundidade, descrita por John Thompson, derivada do método hermenêutico de interpretação desenvolvido por Friedrich Schleiermacher. No que tange à coleta de dados, foi realizada uma análise documental, assim como entrevistas com agentes que vivenciaram a estruturação, implementação e aplicação da proposta pedagógica da Escola Cidadã, apresentando parte da história da Educação Matemática de Porto Alegre e resgatando as características contextuais da educação pública municipal. Foram examinadas, ainda, as tendências metodológicas de ensino, enfatizando aquelas que valorizam o protagonismo do aluno, que é o objetivo principal para a implantação dos Ciclos de Formação. Para fundamentar o estudo sobre os Ciclos, utilizou-se principalmente os textos de Perrenoud (2004) e Azevedo (2007). Destacam-se como resultados as questões importantes que surgiram nos discursos dos participantes, tais como a relevância do orçamento participativo, da constituinte escolar e da pesquisa socioantropológica como elementos contextuais do cenário educacional, assim como a inclusão escolar, o protagonismo do estudante, os complexos temáticos abordados e a rigidez da matemática. Diante de tais aspectos, o resgate histórico proporcionou compreender os processos de ensino e aprendizagem no âmbito dos Ciclos de Formação da rede municipal de Porto Alegre, suscitando a realização de outros estudos que possam abordar de forma investigativa a referida proposta em outros tempos e espaços educacionais.

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