FORMAÇÃO CONTINUADA – UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PRÁTICA DOCENTE DE MATEMÁTICA

Karina Nunes da Silva

Resumo


Este trabalho investigou um curso de formação continuada para professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, com vistas para a integração de dispositivos móveis na prática docente. O curso apresentou aplicativos que abordam conteúdos matemáticos, a utilização de Sequências Didáticas como ferramenta para uma efetiva integração dos recursos tecnológicos e o modelo Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK, que aborda os conhecimentos necessários para a integração de Tecnologias na prática docente. A pergunta que norteou a investigação foi: Quais as contribuições de um curso de formação continuada para a integração de dispositivos móveis na prática docente do professor de Matemática? Para responder a pergunta norteadora, foi determinado o seguinte objetivo geral: investigar as contribuições de um curso de formação continuada para a integração de dispositivos móveis na prática docente do professor de Matemática, e 3 objetivos específicos, sendo eles: investigar e desenvolver sequências didáticas que utilizem dispositivos móveis; investigar a implementação (desenvolver, aplicar e avaliar) de uma formação continuada para professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental; identificar aspectos associados ao modelo TPACK na prática docente. A presente investigação de caráter qualitativo, contou com a participação de sete professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental nas redes pública e/ou privada de ensino. Utilizando como instrumento de coleta de dados o material produzido pelos sujeitos em formação, questionários e a observação participante da pesquisadora durante a aplicação do curso, os dados obtidos mostraram que as contribuições que emergiram do curso para a prática docente apontam que os professores passaram a conhecer mais aplicativos que abordam conteúdos matemáticos; os professores afirmaram sentirem-se melhor preparados para integrar dispositivos móveis na suas práticas docentes, e; o compartilhamento de vivências e experiências entre os pares e a professora formadora, que possibilitou ampliar a visão dos professores com relação a integração destes recursos.

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