PERCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS EM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Layla Raquel Barbosa Lino

Resumo


A todo instante em nosso cotidiano estamos sendo avaliados, ou estamos avaliando algo ou alguém, ou seja, a avaliação faz parte do nosso cotidiano, e geralmente está associada a ideia de emitir um julgamento. Na escola, o termo avaliação está associado com a palavra prova e, para muitos alunos, um momento de medo e tensão. Essa pedagogia baseada em provas e exames, por muito tempo esteve presente nas escolas, e tinha como finalidade a classificação e promoção dos alunos. Com o propósito de se discutir sobre a avaliação numa perspectiva de avaliar para regular a aprendizagem que esta pesquisa foi desenvolvida visando responder a seguinte problemática: Quais são as percepções e as práticas de avaliação em Educação Matemática dos docentes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Barreiras no estado da Bahia? Na busca de tentar responder essa questão é que surge o objetivo principal da pesquisa que consiste em investigar como os docentes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental percebem e praticam a avaliação em Educação Matemática. A abordagem metodológica para a pesquisa foi qualitativa e como participantes teve um grupo de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: questionário, entrevista individual semiestruturada e análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos planos de curso anuais dos professores. A análise dos dados foi feita a partir do referencial teórico e permitiu diagnosticar quais eram as práticas de avaliação dos professores, os instrumentos que eles utilizam em sala de aula, os conhecimentos matemáticos avaliados e as percepções dos docentes sobre avaliação e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem. Os resultados indicaram que os professores que ministram aulas de matemática nos Anos Iniciais são formados nas mais diferentes licenciaturas e possuem conhecimento da importância de avaliar competências e habilidades conforme a Base Nacional Comum Curricular. No que tange aos documentos analisados, tanto das escolas quanto dos professores, percebe-se que, em geral, aparecem elementos relevantes que remetem aos princípios da avaliação processual junto a outros aspectos que contribuem para o acompanhamento dos discentes ao longo do ano letivo. Nessa perspectiva, diante da complexidade inerente ao processo avaliativo nos Anos Iniciais, os dados indicam uma necessidade de propor cursos de formação continuada com a finalidade de aprofundar a temática sobre avaliação e proporcionar uma visão ampla sobre o processo avaliativo. Tais processos proporcionariam a consolidação de práticas educacionais permeadas por processos avaliativos cuja intencionalidade já está presente em parte dos documentos analisados oriundos das escolas e dos professores do município de Barreiras/Ba.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.