CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA CONSOLIDAÇÃO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosemary Carlesso

Resumo


O desenvolvimento do Pensamento Aritmético tem um papel fundamental na formação dos estudantes do Ensino Fundamental, assim como, é essencial na vida de todos os cidadãos em geral. Na vida escolar, os conceitos que formam o Pensamento Aritmético tem grande relevância, visto a necessidade de desenvolver raciocínios, cálculos básicos, realizar cálculo mental, resolver problemas envolvendo as quatro operações, simular resultados. Sabendo que a construção das habilidades que compõem o Pensamento Aritmético ocorrem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ressalta-se que no sexto ano é preciso revisitar, aprofundar e consolidar esses conceitos. A pergunta que norteou a investigação foi: Quais as contribuições de uma Sequência Didática Eletrônica para a consolidação do Pensamento Aritmético em estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do município de Gravataí no Rio Grande do Sul? Nesse sentido, essa investigação tem por objetivo geral investigar as contribuições de uma Sequência Didática Eletrônica na consolidação do Pensamento Aritmético em estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do município de Gravataí no Rio Grande do Sul. Para alcançar o objetivo geral foram delineados os objetivos específicos: analisar, por meio de testes adaptativos, disponibilizados no Sistema Inteligente de Ensino e Aprendizagem (SIENA), o desempenho dos estudantes em relação aos conceitos que formam o Pensamento Aritmético; implementar (desenvolver, aplicar e avaliar) uma Sequência Didática Eletrônica para cada um desses conceitos, com atividades didáticas que possam contribuir para a consolidação dos conceitos em que o estudante apresentar dificuldades; investigar se a partir dos estudos da Sequência Didática Eletrônica houve avanços nas construções que se fizeram necessárias a cada estudante. As Sequência Didáticas Eletrônicas foram implementadas no SIENA, desenvolvida pelo convênio entre o Grupo de Tecnologias Educativas da Universidade de La Laguna, Tenerife, Espanha e o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM) da Universidade Luterana do Brasil. O SIENA é um sistema inteligente de ensino, desenvolvido para estudos de um tema qualquer, que oportuniza aos estudantes a realização de testes adaptativos e a recuperação individualizada das dificuldades que o estudante apresentou por meio de Sequências Didáticas Eletrônicas. Visando o aperfeiçoamento e o trabalho com os conceitos que envolvem o Pensamento Aritmético, as Sequências Didáticas Eletrônicas foram elaboradas com os conceitos de: Leitura e Interpretação dos Números Naturais; Conhecer e Identificar Quantidades; Representação dos números no Sistema Decimal; Resolução do Algoritmo da Adição; Resolução do Algoritmo da Subtração; Reconhecer as Propriedades Comutativas e Associativas; Conceito da Multiplicação e Construção da Tabuada; Resolução do Algoritmo da Multiplicação; Resolução do Algoritmo da Divisão; Resolução de Expressões com Números Naturais Simples; Resolução de Expressões com Números Naturais mais elaborados; Resolução de Problemas. Os resultados mostram que o uso da Sequência Didática Eletrônica como estratégia para o ensino e aprendizagem dos conceitos que formamo Pensamento Aritmético foi eficaz, pois oportunizou a recuperação dos estudantes nos conceitos em que apresentaram dificuldades, possibilitando avanços também na construção da autonomia desses estudantes que, em um primeiro momento, apresentaram resistência ao uso do material pois estavam estudando a distância devido a pandemia causada pela COVID-19. Também, oportunizou uma significativa melhora na leitura e interpretação de enunciados, já que no início do processo essa habilidade se revelou como ponto de dificuldade para os estudantes participantes do experimento. Salientamos que todos os estudantes, participantes do experimento encontraram dificuldades no conceito de Propriedades da Adição dos Números Naturais.

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