SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIGITAL COM A TEMÁTICA DERIVADAS – UM EXPERIMENTO NO ENSINO SUPERIOR

Jonata Souza dos Santos

Resumo


O presente trabalho é constituído de uma investigação sobre as potencialidades do desenvolvimento de uma Sequência Didática Digital com diferentes recursos tecnológicos, e foi aplicado a estudantes da área de Ciências Exatas que cursaram a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições de uma Sequência Didática Digital, com a temática Derivadas, visando identificar as dificuldades dos estudantes e ampliar a compreensão dos conceitos e a aplicação dos mesmos em situações problemas para alunos dos cursos da área de Ciências Exatas. O referencial teórico foi fundamentado em três tópicos, que são: Educação Matemática no Ensino Superior e o Ensino de Cálculo; o objeto matemático Derivadas na perspectiva da Socioepistemologia e, Tecnologias Digitais com o recurso de Sequências Didáticas Digitais. A metodologia aplicada é de caráter qualitativo, com o desenvolvimento de um experimento com a participação de 7 estudantes do Ensino Superior. As etapas da pesquisa foram: revisão de literatura com a temática Derivadas no Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Superior; construção do referencial teórico; análise do sistema Siena e dos bancos de questões dos testes adaptativos; investigação de atividades para o desenvolvimento da sequência didática; implementação e validação do experimento. O sistema Siena é um sistema inteligente que é capaz de comunicar informações sobre o conhecimento dos alunos em determinado tema, utilizando a combinação de mapas conceituais e testes adaptativos. Nesta investigação, expandiu-se, a pesquisa uma pesquisa que envolveu Testes Adaptativos com a temática Cálculo Diferencial e Integral, com o desenvolvimento das Sequência Didáticas Digitais para cada conceito do grafo implementado no sistema SIENA. As Sequências Didáticas Digitais foram desenvolvidas em sites e disponibilizadas no Sistema Siena, as atividades eram compostas de um material de estudos em PDF, um vídeo explicativo do material de estudos, vídeos complementares disponíveis no YouTube e, em alguns conceitos, objetos educacionais disponíveis no software GeoGebra. As Sequências Didáticas foram baseadas no Design Instrucional Contextualizado. Com base na análise dos dados, a partir do banco de dados do sistema Siena, foi possível identificar em qual conceito os alunos apresentaram maior dificuldade que foi o de Derivadas – Regra da cadeia. Nos conceitos Matemática Básica – Funções, Derivadas Diretas, Produto e Quociente, Aplicações de Derivadas em Resolução de situações Problemas, diferentes alunos fizeram o estudo das Sequências Didáticas Digitais para retomada dos conceitos nos quais não atingiram desempenho satisfatório. Os conceitos de Matemática Básica – Aritmética e Matemática Básica – Álgebra, não foram utilizados durante a pesquisa porque os sete estudantes alcançaram o desempenho esperado no primeiro teste adaptativo realizado. Os participantes da pesquisa consideraram que a interface se mostrou intuitiva, com materiais e recursos considerados pelos participantes como adequados ao estudo.

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