A CRIATIVIDADE TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CYBERFORMAÇÃO

DOUGLAS MARTINS DANTAS

Resumo


Com o objetivo de investigar o processo criativo dos professores de matemática na construção de atividades utilizando Tecnologias Digitais atuais e/ou não conhecidas (novas para cada um), observando os horizontes da criatividade que venham se desvelar nas dimensões pedagógica, específica (matemática) e tecnológica da Cyberformação, essa pesquisa, persegue a questão de investigação: Como se mostra o trabalho com Tecnologias Digitais atuais em um processo de Cyberformação com professores de matemática na perspectiva da criatividade? Esse questionamento é movido pela intensa e dinâmica transformação que as Tecnologias Digitais estão proporcionando ao mundo em que vivemos. São novidades tecnológicas, como lousa digital, tablets, smartphones, entre outras, que estão sendo inseridas no ambiente escolar e já estão presentes no cotidiano de muitos professores e estudantes. Desta maneira, buscamos conhecer como esses recursos estão sendo inseridos ou pretendem ser utilizados nas aulas de matemática, observando a criatividade neste processo. Entendemos que não podemos limitar nossos alunos pelas nossas limitações. Assim, defendemos que diante dos diversos desafios pedagógicos, matemáticos e tecnológicos presentes nas escolas do século XXI, precisamos de um professor que possibilite a arte de pensar e busque sempre ir-além. Nesse sentido, a criatividade do professor pode ser um dos diferenciais necessários para contribuir na construção de estratégias e atividades atuais, nos processos de ensino e aprendizagem. Com aporte teórico nas teorias sistêmicas da criatividade propostas por Stenberg e Lubart (1996), Amabile (1996) e Csikszentmihalyi (1996), evidenciamos aspectos relacionados à criatividade, diante da concepção de Cyberformação (ROSA, 2008), sustentada pelo constructo teórico ser-com, pensarcom e saber-fazer-com-Tecnologias Digitais (TD). Esse movimento foi constituído por dois “momentos”: o primeiro por meio de um curso semipresencial, com professoras de matemática da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, localizada no município de Lajeado, no Rio Grande do Sul. O segundo, pela realização do mesmo curso realizado com professores de sete escolas do município de Estrela, Rio Grande do Sul. A partir disso, em consonância com os pressupostos teóricos, foram estabelecidas três categorias de análise, as quais se mostraram pelas dimensões: reprodução sem criatividade, intencionalidade do sujeito criativo e criatividade tecnológica. Pela análise desses movimentos, conseguimos apontar algumas 7 limitações para a criatividade na construção das atividades e observar o movimento dos professores na busca para ir-além, nos aspectos matemáticos, pedagógicos e tecnológicos, com as possibilidades que emergem das Tecnologias Digitais presentes em seu ambiente escolar.

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