EDUCAR PELA PESQUISA: POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ALUNOS DO OITAVO ANO EM CACHOEIRINHA, RS

GREICIANE GRUBERT DA SILVA

Resumo


A realização de atividades investigativas na escola contribui decisivamente para que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais acurada a respeito das mais variadas temáticas, ampliando a sua percepção a respeito do ambiente em que vivem. A escola, como lócus privilegiado de transformações sociais, se constitui em um excelente espaço de construção de conhecimentos e valores em relação à Educação em Saúde. Diante de tais premissas, o presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições do Educar pela Pesquisa no âmbito dos sistemas do corpo humano em uma estratégia de ensino pautada pela articulação entre tabagismo, qualidade de vida e a realização de estudos populacionais com estudantes do ensino fundamental. A pesquisa se caracterizou como uma intervenção pedagógica e foi realizada junto com os alunos do oitavo ano do Colégio Adventista de Cachoeirinha, RS. As coletas de dados ocorreram no ano de 2020 e envolveram a aplicação de questionário préatividades, a anotação das observações da mestranda em diário de bordo, a aplicação e observação das atividades de pesquisas realizadas pelos alunos e questionário pósatividades. O fato de integrar coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos configura o processo investigativo como uma Pesquisa com Métodos Mistos, com os dados qualitativos examinados com a Análise de Conteúdo, e os quantitativos com as ferramentas das Estatísticas Descritiva e Inferencial gerando subsídios para a construção de práticas educativas voltadas à Educação em Saúde na escola. Durante as atividades foi possível constatar que os alunos possuíam um moderado entendimento prévio em relação à Ciência e à pesquisa escolar, assim como foi constatado um aprimoramento na capacidade de realização de pesquisas visando o desenvolvimento da educação científica. Os resultados apontaram, ainda, que, os trabalhos investigativos dos alunos orientados pelo professor através de metodologias ativas de ensino e aprendizagem proporcionaram a construção de concepções mais profundas a respeito do conhecimento científico. Quando questionados a respeito das disciplinas mais relevantes para a realização de pesquisas foram apontadas, com escores mais elevados, as Ciências da Natureza e, em menor grau, a Geografia, embora haja relevantes possibilidades de integração de todos os componentes curriculares na construção de processos investigativos na escola. Após a intervenção, constatou-se que os alunos ampliaram sua compreensão sobre os assuntos estudados, além de perceberem a importância da utilização de fontes confiáveis para as atividades de pesquisa. Nesse processo, podem ser desenvolvidas atitudes que demonstrem a autonomia e as habilidades necessárias para a construção de um pensamento crítico e reflexivo, não apenas na Educação em Saúde, mas na construção de sujeitos capacitados para ler informações e compreender melhor o mundo em que habitam.

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