PERCEPÇÕES DE PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS E GLOBAIS COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR

KÁTIA REJANE DOS SANTOS CAMPOS

Resumo


A Lei 11.445 de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais e a política federal de saneamento básico indica a questão dos resíduos sólidos entre as dimensões que o compõe, ao lado do abastecimento de água, do esgotamento sanitário e da drenagem urbana. Nesse contexto, as medidas estruturais movidas pela legislação precisam se coadunar com processos educativos que proporcionem a efetivação das ações na população, já que é possível perceber que as modificações causadas pelo efeito antrópico necessitam ser problematizadas na contemporaneidade. A educação, como já se sabe, se constitui em apoio imprescindível nessa vertente pois, aliada às ações globais e locais, gera mudanças comportamentais relevantes, seja na educação formal, ou informal. Avaliações realizadas na cidade de Boa Vista/RR indicam problemas atuais e perspectivas futuras a serem observadas nas questões ambientais, demandando uma investigação dentro de percepções e concepções de educandos em relação à temas como: resíduos sólidos, água e os demais aspectos inerentes à vida urbana atual. Por tais razões, um processo investigativo foi realizado com leitura de artigo, exposições dialogadas e aplicação de questionários para estudantes do ensino médio, visando à construção de categorias de análise e magnitudes de concepções e percepções a respeito das questões ambientais relevantes. Desse modo, torna-se possível construir subsídios para a produção de práticas educativas relacionadas às questões locais contextualizadas e articuladas com os programas curriculares trabalhados nas escolas, sendo este o objetivo primordial dessa Dissertação. Participaram 100 estudantes de quatro turmas do 2º ano do ensino médio. Os resultados obtidos com respostas à questões fechadas em escala Likert de 1 a 5 foram analisados com as ferramentas da Estatística Descritiva com base nas frequências de concordância e com o Teste de Kruskal-Wallis, tendo em vista que os escores não apresentavam distribuição normal. As respostas qualitativas das questões abertas foram examinadas por meio da Análise de Conteúdo. Constam dos resultados, ainda, as observações do diário de bordo da mestranda com a análise de todo o processo investigativo e das condições ambientais da escola e do município em questão. Os resultados apontaram que a leitura do artigo e as exposições dialogadas produziram reduzido efeito nos estudantes. No entanto, a clareza em relação às boas práticas proporcionou uma maior sensibilização no que diz respeito aos hábitos relacionados com os resíduos sólidos no que tange ao manejo do destino destes produtos no âmbito da escola e do município. Outro resultado importante obtido refere-se à maior preocupação dos estudantes com as questões ambientais locais quando comparadas com as questões globais, algo considerado positivo, pois esta preponderância se constitui em processo vantajoso para futuras ações relacionadas à educação ambiental na escola. Nessa perspectiva, entende-se ser relevante que sejam continuadas as ações ambientais na escola e no município tratando sistemicamente a questão envolvendo conhecimentos, procedimentos e atitudes voltadas aos resíduos sólidos e à articulação deles com os demais componentes do saneamento básico.

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