UMA EXPERIÊNCIA COM SCRATCH NA DISCIPLINA DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

JOÃO PADILHA MOREIRA

Resumo


A presente dissertação buscou compreender como o pensamento computacional aliado à ferramenta Scratch pode auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos envolvendo o estudo de algoritmos e programação de computadores, no contexto da aplicação de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação). Buscou-se aporte teórico em bases de dados, como o Portal de Periódicos da CAPES e o portal SUCUPIRA. O cenário da pesquisa foi o de uma Instituição de Ensino Superior, situada na região metropolitana de Porto Alegre – RS, sendo que os sujeitos foram alunos ingressantes no Curso Superior de Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas dessa instituição. A pesquisa se fundamentou na afirmação de que a ferramenta Scratch permitiria que os processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos e programação seriam potencializados devido ao melhor desempenho por parte dos alunos, na construção dos algoritmos. Empregou-se a metodologia de pesquisa qualitativa, por meio da realização de um Estudo de Caso. Nesse contexto, buscou-se estabelecer um comparativo, por meio de um instrumento de pesquisa. O instrumento foi denominado de pré-teste e de pós-teste. A participação de 11 alunos de um total de 20 convidados, prova que adesão voluntária a um projeto de pesquisa, mesmo que em pequena quantidade, apresenta dados confiáveis, visto que os acadêmicos se envolveram, experenciaram concretamente e reconheceram que o uso da ferramenta Scratch aliada ao pensamento computacional modificou sua forma de compreender o processo de construção de um algoritmo e também seus equívocos no momento de aplicar o raciocínio lógico. Esse fato é comprovado na pesquisa quando os alunos expressam o que vivenciaram antes e depois das testagens. Ainda que a amostragem não seja expressiva em termos de quantidade, o resultado é um indicativo de que é possível implementar ações dentro do universo escolar e acadêmico que contribuam para um maior desenvolvimento do pensamento computacional e da prática de ensino. É importante ressaltar que os testes aplicados corroboram com essas afirmações, pois os pós-testes mostraram a evolução dos resultados. Assim sendo, os dados da pesquisa não esgotam o quanto o pensamento computacional combinado com a ferramenta Scratch pode auxiliar para a superação de defasagem de conhecimentos apresentados pelos alunos.

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