SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO “DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS” NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL

ANDRESSA SALES MARTINS

Resumo


Estamos inseridos em uma sociedade que está constantemente em mudança, inclusive, no que se refere às Tecnologias Digitais, tais mudanças se fazem presentes nos mais diversos espaços, assim, adentram também os espaços de ensino. A presença das Tecnologias Digitais em sala de aula contribui para a inclusão digital, pois amplia o acesso às informações através de recursos como a Internet. De tal maneira, a escola não se justifica pela apresentação de conhecimento defasado, principalmente, ao se tratar de ciências e tecnologia. Desta forma, pesquisas voltadas para metodologias de ensino e aprendizagem que utilizam as Tecnologias Digitais, a fim de qualificar a prática pedagógica, ganham cada vez mais espaço. Neste sentido, este trabalho buscou estudar o tema “Desaparecimento das abelhas”, por meio de Tecnologias Digitais, estabelecendo uma aproximação entre o educando e as tecnologias que a escola venha a oferecer, tornando estes, elementos capazes de qualificar a prática de ensino. O estudo foi realizado, em uma escola estadual de Porto Alegre, com dezoito alunos do segundo ano do Ensino Médio, utilizando as Tecnologias Digitais para a construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de Sequência Didática Eletrônica, para a abordagem de conteúdos de biologia. A pesquisa foi de natureza qualitativa. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários, pré e pós-teste, atividades online, bem como observações diretas da professora-pesquisadora. Concluímos que a utilização de uma Sequência Didática Eletrônica contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem, de forma que, facilitou o aprendizado, bem como, otimizou o tempo de estudo dos alunos. Todos os participantes da pesquisa apontaram como sendo positivo o uso das Tecnologias Digitais, principalmente por entenderem que a abordagem dos conteúdos, por meio das tecnologias, é uma maneira mais prática de aprender, além de maximizar as possibilidades para adquirir conhecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.