HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA E ATAS DO ENPEC

LEILA MAGALI STEIN

Resumo


O objetivo do trabalho foi investigar a temática ambiental por meio da articulação da narrativa autobiográfica docente com uma linha temporal de eventos nacionais e supranacionais e com o histórico das produções científicas publicadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Diante da integração entre os componentes qualitativos e quantitativos, trata-se de Pesquisa com Métodos Mistos. Ao longo da narrativa, foram abordados os grandes debates ocorridos na questão ambiental, em nível nacional e mundial, sendo, posteriormente, realizada uma categorização dos trabalhos apresentados no ENPEC em grandes ênfases: “sociedade”, “economia”, “sustentabilidade”, “desenvolvimento sustentável” e “ambiente natural”, quando o foco estava voltado para os componentes bióticos e abióticos da natureza, excetuando o ser humano. Posteriormente, os valores numéricos obtidos com a categorização foram analisados em uma linha temporal e articulados com as demais informações obtidas com a narrativa autobiográfica e com a pesquisa bibliográfica. Nessa perspectiva, a narrativa autobiográfica docente se caracterizou pela reflexão contínua das “autoanálises” realizadas pela pesquisadora, que, mesmo sendo espectadora dos processos sociais, históricos e temporais, também foi agente de mudanças no seu tempo, pois suas ações e suas práticas educativas se constituíram em difusores de conhecimentos para os seus estudantes, e, destes, para toda a sua comunidade. Os resultados demonstraram que, na análise do ENPEC, foi possível verificar uma consolidação da participação de trabalhos voltados mais especificamente para a questão ambiental, com gradual aumento de pesquisas e manutenção de um percentual superior a 5% do total de publicações, a partir de 2007, assim como valores próximos a 6% e 7% até a última edição. Além disso, foi possível observar uma grande diversificação nos trabalhos, com envolvimento de diferentes etapas de educação e disciplinas trabalhadas. A análise utilizada permitiu perceber, ainda, que as tendências mais claras estão presentes a partir do ano 2003, com um percentual próximo de 80% de trabalhos com ênfase na educação ambiental a partir de 2001, sendo considerado um resultado da Política Nacional do Meio Ambiente no Brasil, assim como houve uma redução dos estudos voltados mais precisamente ao ambiente natural de forma mais isolada, chegando a um platô de 30% de 2009 até 2019.

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