CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA AO DESENVOLVEREM DE FORMA INTEGRADA AS METODOLOGIAS JUST-IN-TIME TEACHING E PEER INSTRUCTION

Thaygra Severo Bernardes

Resumo


Pensar na possibilidade de desenvolver um ensino de Química pautado na
cooperação, interpretação e reflexão do aluno em relação aos fenômenos de
investigação, descentralizando o papel do professor com vistas a autonomia e o papel
coadjuvante do aluno, é pensar sobre a utilização expressiva de tecnologias. Tanto
alunos como professores devem perceber a importância de estudar e ensinar

Química, já que esta permite a ampliação de uma visão crítica de mundo, podendo-
se analisar, compreender e aproveitar o conhecimento construído em sala de aula

para a resolução de problemas sociais, atuais e relevantes para sociedade. Com a
finalidade de orientar sobre a integração de tecnologias em sala de aula, o modelo
teórico denominado Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK -
Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo), proposto por Mishra e Koehler
em 2006, ressalta a necessidade de relacionar os conhecimentos pedagógicos,
tecnológicos e do conteúdo de professores. No âmbito da formação docente, essa
pesquisa objetivou investigar como as percepções de professores de Química em
formação inicial relacionadas às suas bases do TPACK são modificadas ao
desenvolverem de forma integrada as metodologias Just-in-Time Teaching e Peer
Instruction, por meio da implementação de um Programa de Formação em uma
disciplina de um curso de Licenciatura em Química. Utilizando-se como instrumentos
de coleta de dados o questionário TPACK Survey for Meaningful Learning e entrevista
semiestruturada, os dados obtidos após o desenvolvimento do Programa de
Formação mostraram que os futuros professores de Química apresentaram um
aumento significativo de autopercepção relativos ao conhecimento do conteúdo e ao
conhecimento pedagógico do conteúdo. Apesar do Programa propor como cerne a
integração de tecnologias digitais ao ensino de Química, verificou-se que no contexto
investigado havia uma maior necessidade de se trabalhar questões relativas aos
conteúdos químicos e às práticas pedagógicas, visto que o Programa acabou por
contribuir com esses conhecimentos. A continuidade de pesquisas apoiadas no
referencial TPACK pode direcionar para práticas inovadoras no que tange a formação
inicial de professores.


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