ADAPTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS: reflexões de professores de escolas inclusivas

MÔNICA SILVEIRA BERETA

Resumo


Nos últimos anos tem sido observado um crescente aumento no número de
matrículas de alunos com deficiência, principalmente nas escolas públicas regulares
de todo o Brasil. Esses alunos têm seus direitos assegurados por lei, devendo ter
acesso à escola e receber uma educação de qualidade juntamente com seus
colegas. Sustentada neste entendimento e vinculada à linha de pesquisa Educação
Inclusiva em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação no
Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA, busca-se investigar o processo de
adaptação curricular, na perspectiva da educação inclusiva, realizado pelos
professores que ensinam Ciências nas escolas regulares. Neste contexto, a
presente pesquisa propõe-se a elaborar, implementar e avaliar um curso sobre
adaptação curricular e o ensino de Ciências, a professores, do Ensino Fundamental
no município de Gravataí-RS. Tendo como objetivos: pesquisar as inquietações
sobre aspectos da adaptação curricular, investigar as potencialidades da adaptação
curricular para o processo de ensino de Ciências e a partir de planos de aula
elaborados pelos participantes, investigar os materiais e estratégias pedagógicas
utilizadas com os alunos de inclusão, realizou-se uma pesquisa de natureza
qualitativa e as informações emergiram da interação dos participantes ao longo do
curso. Os dados foram analisados a partir de premissas da análise descritiva
interpretativa. A pesquisa realizada aponta indícios de que dentro da proposta
de uma escola inclusiva, a adaptação curricular é uma estratégia importante para
que os alunos de inclusão tenham acesso aos conhecimentos científicos referentes
ao ano escolar que frequentam. Entretanto observa-se que os professores
necessitam ainda de discussões e reflexões para realizar ajustes no currículo.
Frente a esse cenário, a adaptação curricular pode possibilitar
aos professores que ensinam Ciências, revisar suas metodologias e planejar aulas
considerando as particularidades dos alunos.


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