EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO FERRAMENTA DA GESTÃO AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

LAIRSON RIBEIRO VICENTE

Resumo


A preocupação com o meio ambiente e o Desenvolvimento Sustentável – DS está indiscutivelmente na pauta dos governos, organizações e sociedade civil organizada. No âmbito das organizações, a busca pelas práticas ambientalmente saudáveis através da Educação Ambiental - EA, é constante. Neste contexto, o presente trabalho de pesquisa trouxe como problemática inicial em descobrir quais são as metodologias através das quais a EA é oferecida em espaços não formais (as organizações empresariais investigadas) e como esta estaria contribuindo para a conscientização dos indivíduos das comunidades ali estabelecidas. O objetivo deste trabalho é igualmente analisar as metodologias aplicadas na implantação da EA nestes espaços Não Formais e identificar se estas metodologias proporcionam melhoria da EA e consequentemente o aprimoramento nos Sistemas de Gestão Ambiental - SGA implantados nas organizações investigadas, que possuem certificação ISO 14001. Como fundamentação se esboça um breve retrospecto sobre DS, EA, a responsabilidade social das organizações frente a estes desafios, desempenho sustentável, SGA e Educação Não Formal em espaços Não Formais. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas três classificações: pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, para o tratamento dos dados foi utilizado o método misto. A investigação foi realizada no período de 2015 a 2018. A abrangência foi o setor metalmecânico de Gravataí-RS, sendo uma amostra composta de lideranças e colaboradores de cinco organizações do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, através da aplicação de dois ICDs. Para as lideranças, foram 29 questões, sendo 10 dissertativas e 19 objetivas em uma escala tipo Likert. Para os colaboradores 48 questões objetivas em uma escala tipo Likert. No tratamento dos dados qualitativos foram utilizadas a Análise do Discurso e a Análise de Conteúdo. A análise das respostas indicou o grau de percepção dos atores com a temática ambiental e a responsabilidade da organização no envolvimento e cuidado com o meio ambiente. Como resultado da investigação, verificou-se que as principais metodologias empregadas para oferecer a EA nestes espaços Não Formais, foram os Programas de EA com políticas ambientais bem definidas caracterizando o grande pilar de sustentação dos SGA das organizações onde estão inseridos nos Programas de Gestão da Qualidade Total. Verificou-se que estas metodologias são fatores que contribuem para a sensibilização e conscientização dos indivíduos e das comunidades ali estabelecidas, demonstrando uma acentuada percepção ambiental da amostra pesquisada. Percebe-se uma forte contribuição socioambiental da amostra pesquisada onde descrevem sobre a EA ser levada para o lar e as suas comunidades. Observou-se que as organizações estão investindo cada vez mais em programas de EA, pois perceberam que suas estratégias de negócios para ampliar mercados e conquistar novos clientes dependem do aperfeiçoamento dos seus processos produtivos e melhoria da qualidade ambiental através da EA. Conclui-se que há uma forte relação entre os princípios da EA e a ISO 14001, pois as organizações necessitam da EA e percebem que a EA é o principal instrumento para o SGA e para solidificação da visão do DS trazendo melhorias não só para as organizações, mas também para a sociedade.

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