EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERCEPÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

MARINA ANDRADES FELIPE

Resumo


A presente dissertação tem por objetivo investigar as percepções sobre educação
inclusiva, a partir da implementação de um curso de extensão, durante a formação
inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Sustentada
neste entendimento, esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Educação Inclusiva
em Ensino de Ciências e Matemática” do Programa de Pós-Graduação no Ensino de
Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil, se propôs a implementar
(desenvolver, aplicar e avaliar) um curso de Educação Matemática Inclusiva, para
futuros professores, que estão em processo de formação. O curso, ofertado na
modalidade a distância, foi estruturado por módulos, contando com os seguintes
temas: Legislação sobre Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Transtorno
Bipolar, Síndrome de Down e MoyaMoya. Participaram da pesquisa 11 estudantes
dos cursos de Pedagogia e Matemática-Licenciatura. A partir do objetivo geral, a
abordagem metodológica assumida foi a qualitativa, sendo que a coleta de dados
aconteceu por meio de questionários e fóruns de discussão realizados durante o curso
proposto. A análise dos dados foi embasada na Análise Descritiva Interpretativa e
buscou contemplar as percepções e posicionamentos dos participantes do curso.
Amparado na análise, infere-se que os estudantes que já atuam em situações de
ensino demonstram dúvidas pontuais sobre a realidade do ambiente escolar. Destacase
que salientam ainda a importância da formação continuada e a necessidade de se
discutir mais profundamente sobre a educação inclusiva.
Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva, Formação de Professores,
Matemática, Pedagogia.


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