O ENSINO DE QUÍMICA NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO DE ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS

ÂNGELO QUOOS

Resumo


Os Centros Familiares de Formação em Alternância (CEFFA) são instituições de ensino que possuem como principais objetivos a formação integral do estudante do campo e o desenvolvimento do meio onde estão inseridos. Para tanto, os CEFFA são guiados por uma Associação de familiares e apoiadores e utilizam um sistema de ensino próprio: a Pedagogia da Alternância. Neste sistema de ensino, os jovens alternam períodos de aprendizagem no espaço escolar com períodos na propriedade rural da família. Os conhecimentos trazidos pelo alternante do ambiente familiar dão ignição ao processo pedagógico no tempo escolar. A partir da expansão dos CEFFA pelo mundo, no Brasil, criaram-se as Escolas Famílias Agrícolas (EFA), as quais utilizam da Pedagogia da Alternância para desenvolver uma formação geral e profissionalizante contextualizada com o meio. Levando em conta os desafios em educar nestas instituições, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a abordagem da Química em EFA brasileiras e argentinas e, partindo da análise dessa investigação, de referenciais teóricos e da concepção de educandos e educadores, analisar o currículo de Química desenvolvido na Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL). Para tanto, o pesquisador analisou conteúdos, metodologias, avaliações, entre outros aspectos da abordagem da Química nestes espaços. Para atingir tais objetivos, a investigação iniciou com um levantamento através de questionários com educadores de Química de EFA brasileiras. Na sequência, a metodologia utilizada foi a imersão em EFA argentinas. A partir dos resultados dessas duas etapas e de questionários aplicados a educadores e estudantes da EFASOL, o pesquisador fez uma análise aprofundada da abordagem dada à Química nesta escola, onde a ciência faz parte do componente curricular “Ciências Agrárias”. A pesquisa utilizou métodos qualitativos e quantitativos de análise de dados, sendo a Análise de Conteúdo a ferramenta utilizada para examinar grande parte das respostas de questionários. Deram base para essa análise, referenciais curriculares sobre o Ensino Médio, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a Educação do Campo, a Pedagogia da Alternância e o Ensino de Química. A perspectiva de um currículo através de Abordagens Temáticas é que integrou todas essas orientações, mostrando que as mesmas podem ser cumpridas e complementadas. Os resultados da pesquisa apontam que os educadores de Química nas EFA brasileiras possuem uma concepção de ensino que envolve a contextualização, embora ainda citem os conteúdos da ciência de forma pura. Nas EFA da Argentina, os conhecimentos da Química são estabelecidos pelas províncias, ou seja, os currículos partem de uma abordagem conceitual. Em todas as EFA analisadas, os conteúdos de Química estavam de acordo com referenciais nacionais brasileiros. A análise do currículo da EFASOL possibilitou observar que a Abordagem Temática permite utilizar os conhecimentos necessário para a formação geral e técnica para a interpretação da realidade do estudante, contribuindo para sua formação integral e o desenvolvimento do meio. Todavia, identificaram-se algumas necessidades de melhoria quanto à articulação dos conhecimento das Ciências Agrárias, além de questões relacionadas às metodologias de ensino e formas de avaliação.
Palavras-chave: Formação em Alternância. Ensino de Química. Currículo de EFA.


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