EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPLEMENTANDO A GINCANA SÓCIOCULTURAL COMO METODOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS

Nilda Pereira de Oliveira Irigoyen

Resumo


A Educação Ambiental vivenciada pela humanidade, ainda decorre de um
longo caminho a ser atingido, pela Educação.
Neste estudo busca-se a educação aplicada a mudanças de hábitos e
atitudes em relação ao meio ambiente, tendo como objetivos: Investigar a utilização
de metodologias diferenciadas com atividades interdisciplinares no ensino de
Educação Ambiental em uma Escola para surdos; Implementar um projeto de
Educação Ambiental, através de Gincana Sócio-Cultural visando a melhoria da
prática docente na Escola especial e Analisar através da observação direta, as
atitudes dos alunos, durante o desenvolvimento das tarefas. O projeto foi
desenvolvido com a participação da comunidade escolar, tendo como amostra 16
professores, das diferentes disciplinas que compõem o curr e estudantes da 5ª a 8ª
séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, num total de 149 alunos surdos,
que integram as turmas da Unidade de Ensino Especial Concórdia. O método
utilizado foi o empírico-experimental, através de tarefas pontuadas, baseando-se nos
estudos de Vygotsky (1984) e nas premissas da Educação Ambiental de Freire
(1999). Como metodologia de trabalho utilizou-se uma Gincana Sócio-Cultural, com
tarefas nas quais as atividades interdisciplinares foram consideradas como
motivação para explorar as diferentes habilidades necessárias ao desempenho das
atividades propostas no cotidiano escolar de alunos surdos. O período de
implementação do estudo foi o primeiro e segundo trimestre de 2004, tendo como
tema à água. As atividades propostas reunidas em quatro grupos foram: As
relacionadas ao estudo do meio; As de experimentação; As relacionadas à
comunicação e as relacionadas à simulação e aos modelos. Parte do projeto foi
aplicado em sala de aula, as demais tarefas e atividades, em encontros
extraclasses. As tarefas interdisciplinares realizadas em equipe visaram entrelaçar
práticas agradáveis para a comunidade escolar, com conteúdo capaz de transmitir
as mudanças de atitudes almejadas. Como resultados deste trabalho observou-se
mudança de atitudes das equipes em relação à organização, respeito mútuo e
aceitação das diferenças, contribuindo para as discussões com os professores sobre
a metodologia de ensino especial com alunos deficientes. A pesquisa foi exitosa
porque houve a contribuição do ambiente organizado para a gincana, programações

diferenciada, material pedagógico diversificado e, principalmente um clima de
aceitação das diferenças interpessoais.


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