UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

CAROLINA RODRIGUES DIAS

Resumo


O trabalho apresenta o tema Educação Financeira Escolar para o desenvolvimento de atividades didáticas que aliem os conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental a esse assunto. O problema desta pesquisa foi quais as contribuições de uma sequência didática sobre o tema Educação Financeira Escolar no Ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Este trabalho teve por objetivo geral investigar as contribuições de uma sequência didática para o estudo da temática Educação Financeira Escolar no Ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos da pesquisa foram: investigar o que é abordado em relação ao tema Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental; implementar (desenvolver, aplicar e avaliar) uma sequência didática, aliando o tema Educação Financeira Escolar ao Currículo de Matemática do Ensino Fundamental; identificar as dificuldades encontradas pelos alunos no desenvolvimento da sequência didática em relação à Educação Financeira Escolar e aos conteúdos matemáticos; averiguar as potencialidades de uma sequência didática para o desenvolvimento do tema Educação Financeira Escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foi elaborada uma sequência didática dirigida ao 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando diferentes questões do dia a dia, como planejamento familiar, economia de energia elétrica, compra à vista ou a prazo e poupança. A Engenharia Didática foi a metodologia utilizada nessa investigação, pois preocupa-se com aspectos relacionados à realidade da sala de aula. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram elencadas as seguintes hipóteses: existe relação entre o tema Educação Financeira Escolar e os conteúdos matemáticos; atividades didáticas com o tema Educação Financeira que possibilitam aos alunos revisar os conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental e aprofundar seus conhecimentos com relação ao tema. A fase da experimentação foi desenvolvida com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Professor Emílio Boeckel, do município de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, no mês de outubro, durante 7 horas aulas. Os resultados apontam que é possível relacionar o tema Educação Financeira Escolar aos conteúdos matemáticos, por meio de atividades didáticas utilizando diferentes recursos, tais como, software PowerPoint, website Toondoo, planilhas eletrônicas, entre outros. Ainda, as atividades desenvolvidas oportunizam reforçar os conteúdos matemáticos já estudados anteriormente pelos alunos.
Palavras-chave: Currículo de Matemática. Educação Matemática Crítica. Ensino Fundamental. Educação Financeira Escolar


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