A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DOCENTES: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS INTEGRANTES DO PIBID

ROSANGELA FERREIRA PRESTES

Resumo


O processo de formação inicial de professores de Matemática, no contexto atual, aponta a integração de propostas que tenham como princípios norteadores a partilha e troca de experiências a serem realizadas entre a escola e as instituições de ensino superior, como um caminho promissor no âmbito da formação docente. Neste contexto, buscou-se realizar uma investigação que, além de contribuir para o processo de formação docente, possibilitasse responder à seguinte questão: “Quais conhecimentos necessários à ação docente, e para o desenvolvimento de uma postura investigativa, são mobilizados ou constituídos no processo de planejamento de ações pedagógicas para o ensino da Matemática no âmbito do projeto PIBID?”. Para tal, delimitou-se como objetivo “Investigar ações do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) na constituição dos conhecimentos necessários à ação docente e para o desenvolvimento de uma postura investigativa de Licenciandos em Matemática, no âmbito da formação inicial de professores”. Metodologicamente a investigação se inseriu em uma perspectiva qualitativa, do tipo estudo de caso, e teve como ponto de partida um processo formativo do qual participou um grupo de nove acadêmicos bolsistas do PIBID, subprojeto da Matemática. Deste processo formativo, resultou a elaboração e reelaboração de um planejamento de ações docentes para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, a partir do que os dados foram coletados, tomando-se como instrumentos a observação participante, entrevistas, gravação em áudio e vídeo e análise das produções dos licenciandos. Teoricamente a investigação tomou como referência Nóvoa (1997, 2009), Marcelo Garcia (1995, 1999, 2009), Fiorentini, Nacarato e Pinto (1999), Fiorentini (2000, 2004, 2008, 2010), Fiorentini e Costa (2002), Fiorentini e Castro (2003), Fiorentini e Oliveira (2013), Crecci e Fiorentini (2013), Ponte (1992, 2002, 2005), Imbernón (1994, 2006, 2010). Resultados advindos da análise produzida, apontam que a experiência de elaboração e reelaboração de um planejamento para o ensino da Matemática, vivenciada pelos licenciandos no âmbito do PIBID, associado às interações e as interlocuções entre os diferentes espaços, professores e licenciandos, proporcionaram um ambiente de aprendizagem que permitiu o desenvolvimento dos seguintes conhecimentos da docência: a) Conhecimento do contexto educativo; b) Identificação das limitações dos alunos, conhecimento dos diferentes ritmos de aprendizagens e necessidade de realizar o acompanhamento; c) Diálogo e compartilhamento de experiências com os colegas e trabalho em equipe; d) Seleção das estratégias de ensino e recursos a serem utilizados no desenvolvimento de suas atividades docentes; e) Reflexão, reavaliação e reelaboração do seu planejamento; f) Desenvolvimento de um novo olhar sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula; g) Desenvolvimento de conhecimento do conteúdo; h) Ressignificação dos conhecimentos adquiridos. Nessa perspectiva, destaca-se que participar e desenvolver as ações, como as propostas pelo PIBID, além de mostrar uma iniciativa relevante de serem desenvolvidas pelos futuros docentes, lhes oportuniza a produção de conhecimentos sobre a docência. Logo, compreende-se que o processo de formação docente deve priorizar os processos coletivos que possibilitem a construção de conhecimentos compartilhados, de forma que tais ações atendam a todos os licenciandos em formação. Expandir essas possibilidades é, também, possibilitar condições que promovam o desenvolvimento de práticas pedagógicas a fim de atender às necessidades da contemporaneidade, bem como contribuir para o redimensionamento dos processos formativos de professores de Matemática no Brasil.

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