AVALIANDO A DIMENSÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE IVOTI, RS

Fernando Jaeger Soares

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com
o intuito de construir um referencial teórico inicial para a avaliação objetiva da
Dimensão Ambiental da Educação (DAE), seja dentro de um contexto formal, nãoformal
ou informal de educação. Para tal, faz um levantamento de referências
bibliográficas sobre a Educação Ambiental (EA) entendida como uma dimensão da
educação, e sobre a estruturação conceitual da Alfabetização Ambiental (AA)
entendida como meta da Educação Ambiental. Compara este conceito com a
Alfabetização Ecológica e com a Alfabetização Científica. Além disso, apresenta um
modelo de avaliação utilizado com estudantes do Ensino Fundamental e seus
resultados. Referências e discussões sobre os principais componentes da
Alfabetização Ambiental bem como sobre algumas variáveis precursoras do
Comportamento Ambientalmente Responsável (CAR), tais como a consciência de
problemas ambientais, a dimensão afetiva em relação ao meio ambiente, os
conhecimentos de ecologia e ciências ambientais, as habilidades de resolução de
problemas ambientais, os conhecimentos e habilidades de ativismo ambiental, entre
outras, são analisadas através do teste utilizado. Tanto o teste como detalhes sobre
sua adaptação são apresentados. Os critérios para interpretação e quantificação dos
dados são também explicitados. A parte aplicada desta pesquisa foi realizada em
2004, com uma amostra de 134 estudantes de 5ª a 8ª série de duas escolas
públicas municipais de Ivoti, RS. Estes estudantes foram testados, resultando em um
grau de Alfabetização Ambiental de 30,4%, e uma dimensão afetiva de 70,9%. Os
resultados são discutidos frente ao formato do teste em si e em relação a outras
pesquisas similares. São apresentadas limitações da metodologia sugerida e
recomendações para futuras pesquisas no ramo.


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