CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA PROPOSTA DE MONITORIA ONLINE NO FACEBOOK

PRISCILA AUGUSTA DE QUADROS SCOTT HOOD

Resumo


O presente trabalho se constituiu a partir de uma investigação sobre as potencialidades do uso do Facebook para o desenvolvimento e aplicação de uma proposta de monitoria online de Cálculo Diferencial e Integral, a qual foi aplicada junto a acadêmicos de cursos das áreas científica e tecnológica do Ensino Superior. O referencial teórico que embasou a investigação foi fundamentado em três pilares: o Cálculo Diferencial e Integral, no qual buscou-se abordar aspectos relacionados ao seu desenvolvimento histórico e epistemológico, além de questões referentes aos seus processos de ensino e aprendizagem; a Análise de Erros enquanto ferramenta para levantamento de erros recorrentes e dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos estudantes em sua formação; e as formas de utilização do Facebook como potencial Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Metodologicamente, a investigação se inseriu em uma perspectiva qualitativa, tendo características que a aproximam de um estudo de caso. Foi organizada e desenvolvida em cinco etapas, sendo as duas primeiras relacionadas a estruturação e elaboração do referencial teórico e dos instrumentos de investigação, além do início da análise dos documentos institucionais definidos para essa investigação; a terceira e quarta etapas consistiram na coleta de dados propriamente dita, a qual se deu por meio da coleta de provas junto ao primeiro grupo de acadêmicos participantes, e, também, da aplicação do que foi denominado como Projeto Monitoria Online; por fim, na quinta etapa deu-se a consolidação das análises referes às etapas anteriores. As etapas mencionadas tiveram por finalidade atender aos objetivos definidos para o presente estudo, dos quais destaca-se o objetivo geral: Investigar o uso de Facebook na constituição de uma proposta de monitoria online de Cálculo Diferencial e Integral de funções de uma variável, em uma Universidade privada da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Os dados foram obtidos, inicialmente, com a coleta e análise, com base no modelo teórico de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1987), de avaliações realizadas por um grupo de acadêmicos participantes, que estivessem cursando componentes curriculares voltados ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral de funções de uma variável. A análise das provas mencionadas, juntamente com a análise de documentos institucionais, tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais específicas dos cursos de Engenharia, Física, Matemática, Química, dos planos de ensino da Instituição na qual se deu a aplicação da pesquisa e dos livros didáticos indicados como bibliografia básica, foi a base de dados que subsidiou o desenvolvimento e aplicação do projeto de monitoria online – foco dessa investigação – junto a um grupo de acadêmicos participantes, mediante a utilização do Facebook. Apontam-se como resultados a disponibilidade de vídeos online compatíveis com os conceitos abordados ao longo do curso de Cálculo da Instituição, e o potencial dos mesmos para auxílio aos estudantes frente às dificuldades de aprendizagem levantadas por meio da análise de erros realizada. Além disso, com base nas interações ocorridas entre a pesquisadora e os participantes ao longo da aplicação do projeto de monitoria online, foi possível verificar que os diferentes recursos disponíveis no Facebook permitiram aos usuários o compartilhamento de mensagens contendo imagens, vídeos ou textos, seja de forma individual ou coletiva, viabilizando o uso dessa plataforma como Ambiente Virtual de Aprendizagem para discussões matemáticas pertinentes ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral. Destaca-se, ainda, a estrutura presente no espaço destinado aos álbuns de fotos, que possibilitou a distribuição dos vídeos selecionados de forma simplificada, favorecendo a autonomia dos participantes, elevando o potencial desse material de apoio como um recurso assíncrono.

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