SITUAÇÕES DIDÁTICAS VISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE NO CERRADO: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

ALINE FERREIRA SANTOS ARRUDA

Resumo


As diretrizes curriculares nacionais propõem para a educação uma formação que contemple os aspectos específicos da atuação do futuro cidadão e, recomenda também a inclusão de discussões que permitam a consciência cidadã e o enfrentamento dos problemas sociais. Acredita-se que a construção das habilidades e competências se dá, em certa medida, no uso de Situações Didáticas com estratégias de ensino e aprendizagens que sejam significativas. O uso de formas e procedimentos de ensino deve considerar que o modo pelo qual o aluno aprende não é um ato isolado, escolhido ao acaso, sem análise dos conteúdos trabalhados, sem considerar as habilidades necessárias para a execução dos objetivos a serem alcançados. Esta dissertação tem como objetivo estruturar Situações Didáticas voltadas à Educação Ambiental para Sustentabilidade no Cerrado, em uma escola pública em Goiás. Os procedimentos metodológicos utilizados caracterizam uma pesquisa descritiva, com levantamentos de dados, apresentando aspectos de natureza qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada com a análise das 15 Situações Didáticas desenvolvidas, questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, (direcionadas a professores e alunos), documentos da Escola e reuniões docentes periódicas para estudo, discussão e reflexão sobre o referencial teórico para embasar o trabalho. A pesquisa se apoiou na análise de conteúdo de Bardin que é descrita como um conjunto de técnicas de análise de comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos para descrever o conteúdo das mensagens. Os principais resultados demonstram que os 10 professores utilizam as seguintes metodologias: 9% utiliza trabalho de campo, 14% pesquisas na internet, 9% análise de gráficos, 14% leitura de textos, 14% produção de textos, 9% aulas práticas, 9% utiliza data show, 9% excursões, 4% palestras, 4% confecção de cartazes e 4% exposição de vídeos. Quanto aos resultados referentes aos 160 alunos constata-se que participaram de alguma atividade de Educação Ambiental na escola, 53% responderam não ter participado e 47% disseram ter participado. Os que participaram citaram como exemplos as seguintes atividades: plantio de mudas 39%, recolher o lixo 25%, 13% palestra, 10% reciclagem, 7% projeto meio ambiente e 6% respeitar o próximo. Nesse sentido, os objetivos desse estudo foram alcançados, e foi possível perceber que as Situações Didáticas trabalhadas de forma lúdica, utilizando diferentes estratégias de ensino, contribuiram positivamente no aprendizado dos alunos como também em suas formas de expor e socializar os conteúdos de Educação Ambiental. Com esta pesquisa integrando a Educação Ambiental e o lúdico constatou-se o incentivo necessário para estimular alunos e professores a agir e pensar de forma dinâmica e reflexiva, socializando o que foi aprendido dentro e fora da escola.
Palavras-


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