A ANÁLISE MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA EPISTÊMICA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO

PAULO CESAR PEREIRA NAPAR

Resumo


Este trabalho se constitui em uma pesquisa sobre a Análise Matemática no contexto da Formação de Professores de Matemática. Tem como objetivo investigar articulações entre conhecimentos matemáticos institucionais da Análise Matemática para Licenciatura em Matemática e do Ensino Médio que apresentem potencialidades para alicerçar o conhecimento do professor de Matemática para atuar no Ensino Médio. A investigação, em um contexto mais amplo, relaciona-se às discussões sobre a Análise Matemática e o seu papel enquanto componente curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática. O referencial teórico foi estruturado a partir de três eixos: pesquisas sobre a Análise Matemática na Licenciatura; o percurso histórico em que se inserem os cursos de Licenciatura em Matemática, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Licenciatura em Matemática; e aspectos que compõem o Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática (EOS), base teórica da investigação. Metodologicamente, a investigação se insere numa perspectiva de natureza qualitativa que incorpora elementos de pesquisa exploratória e explicativa, sob um delineamento de pesquisa bibliográfica e documental. Na delimitação dos materiais utilizados na investigação considerou-se: documentos institucionais que tratam da Formação de Professores de Matemática, documentos institucionais que trazem orientações curriculares para o Ensino Médio, Programas de Ensino do componente de Análise Matemática de cinco Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre/RS e Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, e referenciais institucionais dos conhecimentos matemáticos da Análise Matemática (livro didático de Ensino Superior) e do Ensino Médio (coleção de livros didáticos de Ensino Médio). A coleta de dados junto aos documentos institucionais, Programas de Ensino e os referentes institucionais do Ensino Médio, ocorreu a partir da aplicação de protocolos de investigação elaborados para esse fim. Já para a coleta de dados do referente institucional da Análise Matemática, utilizou-se como referência a Ferramenta de Análise Didática: Dimensão Epistêmica do EOS. Os resultados da investigação apontam que, no que se refere aos Programas de Ensino analisados, parte desses estão focados essencialmente no conteúdo matemático, não deixando claras as intenções sobre o componente de Análise Matemática na formação de professores de Matemática; já a outra parte, apresenta potenciais indicações sobre como a Análise Matemática tem a contribuir na formação do professor de Matemática, trazendo aspectos sobre uma visão de articulação do conhecimento com a prática docente e da necessidade formativa da reflexão, crítica e autocrítica do futuro professor. Já a análise dos materiais didáticos (livros didáticos do Ensino Médio e Ensino Superior), com base na dimensão epistêmica do EOS, evidenciou que existem articulações e relações que podem ser constituídas e percebidas a partir dos materiais didáticos do Ensino Médio e do Ensino Superior. Nesse contexto, a investigação apontou que há, por parte das instituições, a intenção de dar um tratamento à Análise Matemática no sentido que a mesma possa contribuir para a construção de conhecimentos que venham a alicerçar o conhecimento do professor de Matemática para atuar no Ensino Médio. Embora nem sempre explicitas nos materiais analisados, foi possível perceber a presença de potenciais articulações entre os conhecimentos da Análise e os do Ensino Médio, que podem ser, ainda, aprofundadas e ampliadas, destacando potencialidades para alicerçar o conhecimento do professor de Matemática para a atuação no Ensino Médio. Essa questão aponta para a necessidade de uma mediação didática por parte tanto das instituições formadoras quanto dos professores de Análise, para que, de fato, essas relações se constituam elementos que venham a contribuir para a prática docente nesse nível de ensino. Destaca-se, por fim, com base em investigações sobre a Análise Matemática na Formação de Professores de Matemática e nos próprios dados da investigação, que apesar das diretrizes apontarem para a necessidade da aproximação entre conhecimentos teóricos específicos e os conhecimentos para a prática docente, existe, ainda, um distanciamento entre esses conhecimentos na formação profissional de professores de Matemática.

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