DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES ORIENTADORES DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR PROCESSOS FORMATIVOS DE COLABORAÇÃO E COOPERAÇÃO

NEURA MARIA DE ROSSI GIUSTI

Resumo


A presente pesquisa se direcionou para a compreensão do desenvolvimento profissional do professor orientador de estudos (o professor em serviço que orienta a formação de seus pares) quando esse se envolve em um processo de formação continuada em serviço. Investigou-se como professores orientadores de estudos podem construir seu desenvolvimento profissional em uma formação continuada em serviço em Educação Matemática nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, interseccionados por processos formativos colaborativos e cooperativos. O referencial teórico discute conceitos de colaboração e cooperação, concepções de desenvolvimento profissional e modelos teóricos de desenvolvimento profissional de professores. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de investigação-ação-formação que teve como protagonistas, cinco professoras orientadoras de estudos que atuam em sala de aula do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do município de São Leopoldo/RS. As professoras orientadoras de estudos tiveram a função de planejar e desenvolver a formação matemática com 54 professores regentes de turmas de 12 escolas municipais da rede de ensino que, de forma voluntária e presencial, participaram do processo formativo com uma carga horária total de 120 horas no decorrer do ano de 2014. As professoras orientadoras de estudos desenvolveram a formação com os seus colegas, promovendo atividades pedagógicas matemáticas de estudo, reflexão e planejamento de práticas educativas. A investigação se direcionou sobre: as concepções e as relações de apropriação de saberes das professoras orientadoras de estudos; os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática; o desenvolvimento profissional; os conhecimentos matemáticos estudados com os professores regentes de turmas; e a identificação de indícios de criação e reelaboração das práticas pedagógicas matemáticas. Utilizamos videogravações, diários de aula, entrevistas, questionários e observações de encontros de formação das professoras orientadoras de estudos com os professores regentes de turma. A análise de dados se constituiu sobre os domínios: pessoal, externo, prático e das consequências. O trabalho evidenciou que o desenvolvimento profissional para o ensino e a aprendizagem da matemática varia de ritmo de acordo com o grau de envolvimento das professoras orientadoras de estudos com a proposta formativa. Percebeu-se, ao longo da formação, que os apoios externos das gestões escolares e dos colegas favorecem o processo de transformação pedagógica dos professores orientadores de estudos. Embora o desenvolvimento profissional desses durante o processo formativo se mostrasse evidente, as transformações no conhecimento podem não significar necessariamente transformações de práticas futuras, porque o exercício profissional se atualiza e se modifica. Os conteúdos matemáticos trabalhados na formação que já são praticados no espaço escolar foram ressignificados com maior facilidade e incorporados na prática de sala de aula. Porém, os conteúdos matemáticos pouco ou nada explorados pelas professoras orientadoras de estudos nas escolas foram inicialmente experimentados em sala de aula, como tentativas sobre o ato de aprender a ensinar e, só então, passaram a ser incorporados no discurso e na prática desses docentes.

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