O CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AUGUSTO KAMPFF: UMA EXPERIÊNCIA COMO DIFUSOR DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E SOCIOAMBIENTAIS BUSCANDO O PENSAMENTO COMPLEXO

NATALIA APARECIDA SOARES

Resumo


O debate sobre a Educação Ambiental a partir do Pensamento Complexo requer espaços de discussão dos pontos de vista assumidos pelos pesquisadores interessados no tema, favorecendo o avanço da pesquisa científica e trilhando caminhos para definir as estratégias mais eficazes para a consolidação de uma Educação Ambiental comprometida com o estabelecimento de uma nova postura da sociedade.Com base nestas premissas, pode-se afirmar que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que contribuam para a compreensão do ambiente como um sistema dotado de inter-relações entre seus componentes e o todo, representa um grande desafio a ser enfrentado pelos professores para a realização de ações no âmbito da Educação Ambiental. O Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (CEAAK) de Igrejinha-RS, objeto de estudo nesta pesquisa, é referência como espaço não formal para a aprendizagem em Educação Ambiental. Com o intuito de orientar novos caminhos metodológicos no CEAAK, concretizando os princípios e objetivos da Educação Ambiental, esta pesquisa pretendeu analisar as contribuições de estratégias do Pensamento Complexo nas atividades propostas nos atendimentos do CEAAK. Este estudo é uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descritiva e analítica, baseando-se em procedimentos de análise, interpretação de dados e entrevistas semiestruturadas, utilizando os princípios do Pensamento Complexo na problematização das questões. Participaram 71 indivíduos, incluindo 61 estudantes, 06 professores e 04 Educadores Ambientais que participaram do “Projeto CEAAK e Escola em Ação” no ano de 2015. A coleta de dados constituiu-se por questionários semiestruturados. Os resultados obtidos apontaram que o Projeto CEAAK e Escola em Ação foi determinante para a mudança conceitual nos estudantes, dentro da temática estudada. Os docentes relataram que as atividades educativas contribuíram para a constituição do sujeito ecológico, a forma de pensar sistêmica e o pensamento crítico, vindo ao encontro dos princípios pedagógicos e metodológicos da aprendizagem ambiental. Outro dado relevante nesta pesquisa, refere-se ao Projeto não somente ter contribuído para a formação dos estudantes, mas principalmente para os professores que vivenciaram experiências fundamentais para os encorajarem a transitar pelos campos da Educação Ambiental na escola e aprofundarem as abordagens desta temática em suas práticas docentes.

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